Estudos e artigos

VIRTUDES QUE IMPACTAM

Uma pessoa faz um comentário depreciativo sobre seu cabelo ou sua roupa e você se sente extremamente ofendido. Você vai na casa de um amigo e volta para sua casa com aquela sensação ruim ao perceber que a dele é muito mais bonita, espaçosa, bem decorada. Você já recebeu as orientações do seu médico quanto à alimentação que sua saúde precisa, mas, diante da oferta daquele buffet ou do almoço de família, você não resiste e se entope de tudo o que não deveria. Você vai acumulando “espetadas” no trabalho para estourar com seu cônjuge e filhos assim que coloca o pé em casa, indo para o chuveiro com aquela nítida sensação de que errou completamente a medida.

É impressionante como alguns sentimentos estão mais arraigados em nós do que gostaríamos de admitir. Viver uma vida equilibrada, exercer a paciência, manter um constante estado de contentamento, resistir às ondas de raiva e ira… nem sempre é tão fácil quanto parece. Entretanto, nosso Deus é pleno conhecedor tanto de nossa condição quanto de nossa necessidade de ajuda para refletir as virtudes que precisamos.

Tiago, ao falar sobre sabedoria, uma virtude que engloba praticamente todas, foi claro ao afirmar que “se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1.5). Não seria errado extrapolar essa afirmação para qualquer outra virtude, pois o próprio meio-irmão de Jesus disse que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg 1.17). Assim, se precisamos de paciência, equilíbrio, santidade ou generosidade, é com a presença do Espírito de Deus em nós que experimentaremos mudanças.

Um dos grandes erros que cometemos ao lutar contra os hábitos ruins é focar no negativo. É isso que propõe a lista dos 7 Pecados Capitais, ao falar sobre a gula, a inveja, a lascívia, a preguiça e outros. Se queremos combater esses pecados, precisamos investir nas virtudes que devemos praticar, pois assim enfraquecemos e enterramos o desejo da carne. É nessa busca de uma prática diária de Virtudes Capitais que rompemos com sentimentos e práticas pecaminosas arraigados em nossos corações.

Com essa proposta, estamos convocando toda a igreja para participar da Campanha As 7 Virtudes Capitais. De púlpito e especialmente nos GCOIs e em GPs (Grupos Pequenos) formados para esse período, estudaremos sobre a generosidade, o contentamento, a paciência, a disposição e outras virtudes que contrapõem os ditos 7 pecados capitais. Para isso, foi preparado um material especial, com mensagens gravadas pela equipe pastoral, roteiros de estudo e materiais de apoio para facilitar o trabalho até daquele que nunca conduziu um grupo antes.

Inscreva-se! Participe. Abra sua casa. Seja um facilitador. Se você faz parte de um GCOI, converse com mais alguém para, a partir do Grupo de Crescimento, abrirem um GP para esse período de 7 semanas. Mais informações durante os cultos ou na secretaria da igreja.

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha

Pastor Auxiliar