Ação social

O projeto “Caixa de Sapato” representa um jeito diferenciado de fazer missões. Ao final de cada ano, na época do Natal, as pessoas se dispõem a encapar uma caixa de sapatos com papel de presente e, seguindo algumas orientações específicas, elas enchem estas caixas com brinquedos, material escolar, guloseimas e toda sorte de coisas que geralmente agradam as crianças.

Cada caixa deve conter, ainda, uma mensagem cristã direcionada àquele que irá recebê-la como um presente de Natal. A pessoa deve escolher se fará uma caixa para menina ou menino e, também, a faixa etária da criança. As caixas são recolhidas pela Oitava Igreja, que se responsabiliza por enviá-las às várias regiões do Estado, onde são distribuídas às crianças carentes no período do Natal.

“…Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.

1 Coríntios 9:22

Como surgiu

O “Caixa de Sapato” é um projeto que surgiu numa sala de aula do CETRO – Centro de Treinamento da Oitava, em novembro de 2006, quando o aluno Filipe Portugal apresentou a ideia em seu trabalho que fazia parte da disciplina “Dons e Ministérios”.

O professor, Pr. Luís Fernando Nacif, apresentou o Projeto “Caixa de Sapato” ao Conselho Missionário e à liderança da Igreja. Nesta ocasião, foi feito um desafio entre os líderes da Oitava e cerca de 700 caixas foram enviadas a diversas localidades naquele ano. No ano seguinte, lançado pelos Pastores como um desafio para toda a congregação, o “Caixa de Sapato” alcançou o coração e a aprovação de todos na Oitava Igreja.

Segundo Filipe, o projeto foi inspirado no trabalho de uma igreja de Massachusetts, nos Estados Unidos, onde ele vivia em 2004: “Em outubro daquele ano, esta igreja apresentou o projeto caixa de sapato (Operation Christmas Child) e eu e a Gisela (hoje minha esposa) fizemos 2 caixas, uma para um menino e outra para uma menina, e foi muito emocionante para nós”, afirmou.

O projeto abre oportunidade para que qualquer pessoa, de qualquer idade, se envolva com missões e sua visão é fazer com que todos saibam que o verdadeiro presente de Natal é Jesus Cristo e seu Amor sem fronteiras.

Intangível

O resultado deste projeto não se mede pelo número de mais de 20 mil “caixas de sapatos” distribuídas até hoje. Mede-se pela satisfação, alegria, sorrisos, abraços e o vivenciar de esperança que esta simples ação proporciona.

Desafiamos você a fazer parte deste projeto, neste e nos demais anos.