UNIVERSIDADE: CAMPO MISSIONÁRIO
Há alguns anos, entrar crente e sair crente de uma universidade já era considerado motivo de alegria e comemorado como uma vitória. A visão hoje é diferente. Temos trabalhado a ideia de que entrar em uma universidade é abrir as portas para um campo missionário. Não basta sair crente, temos que formar discípulos.
A coragem da juventude, aliada a uma grande mobilização em todo o Brasil , tem transformado essa visão. Jovens de todo o Brasil estão se unindo em redes de evangelismo. O trabalho individual e os movimentos das igrejas locais têm sido unificados em uma grande visão. Não somos concorrentes, somos parceiros.
Este movimento começou aqui em Belo Horizonte com a união da Oitava Igreja, Igreja Batista Central, Igreja Batista da Lagoinha, Igreja Batista Getsêmani e Bola de Neve. Cada uma dessas igrejas possuía um trabalho individual, e com a proximidade desses líderes de jovens, este movimento foi tomando forma e se tornou o Conexão.
Este foi o ponto de partida para que, através de uma rede global de igrejas, as igrejas de Curitiba também se unem ao movimento. Essa unidade tem inspirado jovens por toda a nossa nação e hoje, mais do que nunca, a universidade tornou-se um grande local de semeadura.
Olhando para a Bíblia, vemos Daniel e seus amigos sendo tentados por Nabucodonosor, para que, com a mistura com os intelectuais da Babilônia, tivessem a sua fé corrompida. Daniel e seus amigos Hananias, Mizael e Azarias não se corromperam. Mantiveram-se firmes e deram seu testemunho de fé.
Assim como eles, temos nos dias de hoje, milhares, sim, milhares de jovens que não estão se corrompendo. Que têm permanecido firmes e não abriram mão da sua fé. Não podemos permitir que o meio defina quem nós seremos. O Espírito Santo que habita em nós nos fortalece e capacita para vencermos todas as tentações.
Jovens, vocês foram escolhidos porque são fortes. Saibam que vocês não estão sozinhos. Aprendam com Daniel e seus amigos algumas lições importantes:
- Tomem uma firme decisão: Sejam firmes em dizer que não irão se contaminar. Enfrentem todas as pressões e ameaças mas não se curvem ante os problemas.
- Sejam corajosos: Essa é uma virtude exaltada em toda a Escritura. Tenham coragem de expor e defender a sua fé.
- Sejam sábios: Se você tiver apenas coragem, fará muitos inimigos. Se tiver sabedoria, fará muitos seguidores.
- Saiba escolher seus amigos: Preste muita atenção em quem são as pessoas mais próximas. Veja se são jovens que têm o mesmo compromisso, coragem, sabedoria e determinação que você. Fuja dos falsos e dos maus amigos.
Dentro deste quadro que, na minha visão, é extremamente realista e otimista, vejo que o tema Missões pode ser trabalhado dentro de nossas igrejas diante de uma nova perspectiva. Podemos fazer de um local de concentração natural de jovens um lugar para abundante semeadura e colheita.
COMO ESTE TRABALHO TEM SIDO FEITO?
Os intervalos das aulas são o melhor momento para pregar o evangelho. Uma estrutura muito simples é necessária: uma mesa e um violão. São poucos minutos. Uma mensagem rápida, um louvor e o testemunho nas salas de aula.
Dessa forma, unimos todos os crentes de todas as denominações que estão naquela unidade, chamamos a atenção de quem está desviado, nos apresentamos para quem deseja receber algum tipo de ajuda e abrimos uma porta de comunicação. Parece muito simples? Sim, e é simples. É por isso que funciona tão bem.
Os jovens que vêm do interior encontram uma igreja, encontram outros crentes e fazem boas amizades. Assim, experimentamos algo que é simplesmente maravilhoso, nossa unidade.
Como participar dessa missão?
Hoje, aqui na Oitava Igreja, os coordenadores do projeto são:
Pr. Eduardo Borges : 98430-8095
Nathália Van Acker: 99548-9009
Jhônatta Lima: 98488-1256
Ana Carolina: 98425-6584
Entre em contato conosco e seja mais um de nossos missionários. O campo universitário aguarda você.
Pr. Eduardo Borges · Pastor da Oitava Jovem