Menu

Pr. Jeremias

Uma visão geral dos 10 mandamentos

Os dez mandamentos revelam o cuidado de Deus com seu povo e com todas as culturas e nações… Eles são como um GPS, indicam a vontade de Deus para uma vida de santidade, também são como um termômetro que revela o nosso próprio coração e o quanto podemos estar distantes do padrão de Deus.
Foram escritos pelo próprio Deus. Não é opinião de Moisés. Ele os deu a Israel para revelar seu cuidado e seu amor. Foram dados para evitar que o pecado, a injustiça, a corrupção, a ansiedade e a idolatria e toda sorte de pecado os escravizasse. Deus quer o melhor para cada indivíduo, família e nação. Os dez mandamentos foram dados para trazer saúde, paz, sucesso, preservar as gerações futuras e estabelecer como ter um bom relacionamento com Deus e com o próximo. Eles indicam um caminho de santidade. Santidade é felicidade.
Em Êxodo 20.1-17 encontramos a narrativa sobre os dez mandamentos.
1º – Não terás outros deuses diante de mim;
2º – Não farás para ti imagem de escultura… Não as adorarás, nem lhes darás culto;
3º – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4º – Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás neles toda a tua obra;
5º – Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá;
6º – Não matarás;
7º – Não adulterarás;
8º – Não furtarás;
9º – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
10º – Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.
O Senhor Jesus resumiu a lei em dois mandamentos: Amarás ao Senhor teu Deus e amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22.37-39). Os quatro primeiros mandamentos têm a ver com nosso amor e relacionamento com Deus e nossa adoração a Deus. Os seis últimos tem a ver com nossa relação e amor para com o próximo. Portanto, nossas relações amorosas são a chave para compreender os mandamentos de Deus. Quando você ama a Deus e ama seu próximo, está cumprindo todos os dez mandamentos.
A prática dos dez mandamentos não concede salvação a ninguém. Mesmo porque sem o Espírito Santo, ninguém consegue obedecer ao Deus eterno. Somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo Jesus. Quando uma pessoa recebe a Cristo, ele é justificado pela fé diante do Deus vivo, recebe o Espírito Santo que o capacita a viver em santidade e obedecer aos mandamentos do Senhor.
Devemos ter os mandamentos em nosso coração e buscar a graça de Deus e o poder do Espírito para obedecer aos seus mandamentos. Quando os mandamentos são obedecidos há paz com Deus, o estresse não tem lugar na vida da pessoa, as famílias são fortalecidas, há segurança na nação, pureza sexual, a corrupção é destruída, evitada e repudiada, há respeito à propriedade alheia, a verdade é valorizada, a justiça prevalece e aprende-se a viver uma vida de contentamento.

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br