Uma igreja saudável é uma igreja parceira na evangelização do mundo

O conceito de saúde está, de certa forma, ligado à funcionalidade. Estamos saudáveis se conseguimos desenvolver a contento as funções para as quais fomos “programados” enquanto corpo e ser. A alimentação equilibrada, o exercício físico, a higiene mental e demais cuidados pessoais, se visarem apenas uma boa saúde, nos levarão ao autocentrismo e narcisismo. A qualidade de vida deve ser um meio para desempenharmos bem as nossas funções.

Nesse sentido, uma igreja saudável é aquela que desenvolve a contento as funções para as quais Seu criador a projetou. E, dentre outras, uma função fundamental é a de ser voz proclamadora do Reino entre as nações da terra.

Deus tem um propósito: As Escrituras revelam Seu plano eterno de abençoar todas as nações da terra. A Abraão o Senhor prometeu abençoar “todas as famílias da terra” (Gn 12.3); Davi conclama ao anúncio da glória de Deus “entre todos os povos” (1 Cr 16.24); o salmista exorta ao louvor “todos os gentios… todos os povos” (Sl 117.1); Sofonias profetiza que “todas as ilhas das nações” adorarão ao Senhor (Sf 2.11); o próprio Cristo afirmou que o evangelho do Reino será pregado “a todas as nações” (Mt 24.14); Paulo reafirmou que “todos os povos” serão abençoados (Gl 3.8); e João contemplou a extasiante visão do desfecho da história, com uma multidão formada por representante “de todas as nações, tribos, povos e línguas” adorando ao Cordeiro (Ap 7.9). Deus tem um propósito eterno e irá leva-lo a cabo: alcançar com Sua bênção redentora, pessoas de todas as nações da terra.

A estratégia desse propósito é a igreja: As Escrituras também revelam a estratégia de Deus para realizar Seu propósito. Em Gênesis, Ele afirma que Sua bênção chegará às nações através de Abraão: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3; cf. 18.18); mas vai além e revela que não apenas por meio de Abraão, mas também da sua descendência: “Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra” (Gn 26.4; cf 22.17-17; 28.14). E quem é a descendência de Abraão? Somente os judeus? De forma alguma! Paulo esclarece que “os da fé é que são filhos de Abraão” (Gl 3.7). Ou seja, a igreja de Cristo é a estratégia de Deus para o cumprimento do Seu propósito. Abraão cumpriu sua função nessa estratégia: em Gn 13.14-18, ele testemunhou aos Cananeus; em Gn 21.22-34, aos Filisteus; em Gn 23.1-12, aos Heteus.

Abraão cumpriu a missão em seu tempo. Cabe à igreja, como sua descendência, cumprir seu papel nesse tempo, quando restam ainda milhares de povos e dezenas de segmentos socioculturais não efetivamente alcançados pela graça salvadora de Jesus.

A igreja são as pessoas redimidas: Nesse ponto, porém, vale lembrar que “igreja” é muito mais que instituição. É, antes e primariamente, o grupo de pessoas redimidas que, ainda em processo de santificação, são enviadas para cumprir a missão. Igreja é você e eu, que ainda marcados por nossas fragilidades e limitações, temos o grande privilégio de fazer Cristo conhecido aos que não O conhecem.

Deus cumprirá seu propósito independente de você e de mim. Alcançar “todas” as nações não é uma possibilidade, é um decreto eterno que se cumprirá, com ou sem nossa participação. Se não nos envolvemos, Deus usará outros. Mas, se quisermos ser crentes saudáveis, precisamos desenvolver nossa função nesse processo.

Você faz parte de uma igreja que é parceira na evangelização do mundo. Somente para dar um exemplo, enquanto você lê essa mensagem, um grupo de irmãos, apoiados pela Oitava Igreja, está no coração da Floresta Amazônica construindo o primeiro templo entre o povo Yuhupdeh. Na verdade, a primeira igreja evangélica em toda uma região com 15 povos indígenas, espalhados em três povoados e 116 aldeias. Mas, não somente entre os indígenas, resta muito a se fazer. Envolva-se.

Pr. Cácio Silva

Missionário pela Oitava Igreja no Projeto Amanajé, no Amazonas