Menu

Estudos e artigos

UMA IGREJA SAUDÁVEL É PRESENTE NA CIDADE

Qual é o primeiro objetivo da presença da igreja em uma cidade? Tantas poderiam ser as respostas, mas uma delas é a principal: ser testemunha de Jesus Cristo e do Evangelho do Reino de Deus.

Ao pensar na presença da igreja na cidade, é necessário pensar na salvação e transformação da cidade. A igreja é chamada para olhar para a cidade como local da sua missão, percebê- la como habitação daqueles pelos quais Jesus morreu para promover a salvação. “Vocês vão receber o Espírito Santo, e, quando ele vier, vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria e até mesmo nos confins da terra” (At 1.8 – A Mensagem). Jesus manda sermos testemunhas d’Ele, em primeiro lugar, na cidade de Jerusalém.

Não podemos ser indiferentes aos gritos e gemidos dos habitantes da cidade. Não podemos ignorar as mazelas e injustiças que campeiam a cidade onde habitamos. Não podemos viver e andar nesse local e permitir que ele continue sendo o mesmo. A presença da igreja na cidade deve fazer toda a diferença na vida dos seus habitantes. Ao plantar a igreja nas cidades, Deus tinha em mente que ela cumprisse o seu papel de sal e luz do mundo.

A palavra grega traduzida como “igreja” significa literalmente “chamada para fora”, e assim refere-se a um grupo de pessoas chamado para sair fora do pecado do mundo para servir ao Senhor no mundo, ou seja, na cidade. “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno”(Jo 17.15 – A Mensagem). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal do mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado, ao contrário, elas promovem o bem na cidade. Uma igreja presente na cidade é kerigmática.

“Nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (I Co 1.23). Ela proclama a mensagem da cruz em sua plenitude nos púlpitos e nas escadarias dos prédios públicos, nas salas e nas faculdades, nos encontros e movimentos sociais. Ela não se cala e não se intimida com as pressões da mídia. Ela revisa os métodos sem negociar a essência. Ela prega a palavra “a tempo e fora de tempo”. Ela lança luz nas trevas da cidade. Ela denuncia o pecado e a as injustiças. Ela não se cala.

Uma igreja presente na cidade é atuante. Sua mensagem chega à totalidade do homem: espírito, alma e corpo. Ela não negligencia o cuidado das privações materiais básicas daqueles que são comprovadamente carentes. Ela está atenta às necessidades das pessoas e busca oportunidades para servir, se envolver e deixar a marca do amor de Cristo. Ela promove o bem social, faz parcerias, investe em projetos.

É preciso manter o foco no Senhor da igreja para que continuemos kerigmáticos e atuantes na cidade onde Ele nos plantou. Uma igreja saudável é um presente para a cidade.

Pr. Roberto Santos

Pastor Auxiliar