Menu

Estudos e artigos

Um mal para diversos males

Há males que vem para o bem?…Mentira.

Todo mal vêm para o mal, e o Mau veio também para causar males.

Males são desestruturas agressoras que sempre ferem aquilo que deveria ser íntegro.

Todo mal quando agride o corpo faz sangrar, todo mal que atinge a alma faz chorar, todo mal tira vida e de alguma forma implanta morte. Uma doença, um mal. Uma agressão, um mal. Uma traição, um mal. O pecado, raiz de males e o Diabo, o próprio mau.

A presença de males na humanidade mostra que têm algo de errado. A agressão que o mal nos causa mostra que algo deveria ser pleno, porém houve algum fato que mudou o curso, trouxe um elemento externo ao bem, que é perfeito. O mal é estranho, é incômodo, é intruso, fora de curso, bestial, purulento, indesejado. Nas suas diversas formas atinge a humanidade que por um ato de desobediência trouxe o mal que não tínhamos e como condenação passamos a sofrer.

Assassinato, traição, guerras, peste, fome e misérias nos atingiram. O salário do pecado é alto demais. O preço desta jornada de desobediência nos tirou a vida, a alegria e o sorriso.

Se a notícia fosse esta e a história tivesse este trágico fim seria um filme péssimo de ser visto. O drama humano fadado ao fracasso. A humanidade falida e agora sob o governo daquele que logrou sucesso em seu intento de rebeldia contra o Criador. Mas graças a Deus por Jesus Cristo.

Ele mudou o curso da história, trouxe um novo enredo, colocou flores nas trevas e exalou um bom perfume aonde só cheirava a podridão da morte.

Aonde tinha um preço de morte, agora têm a vida por graça. Quando os males foram para o bom, o mau e os males foram derrotados. Todos os males foram lançados em suas costas e na maior demonstração de poder foi pago. Não um poder de mera força e ostentação, mas do esvaziar-se e humilhar-se. Aconteceu então a vitória sobre a morte que não poderia atingi-lo e que nosso Senhor permitiu que o ferisse.

Assim não foi somente os males vencidos, mas o diabo e Satanás exposto à vergonha da derrota e agora sofrerá o que fez sofrer, porém sem perdão.

Jesus venceu na cruz o Diabo, o expôs. Jesus pagou na cruz o pecado, o venceu.

Dos nossos males Ele fez o bem. Pensando melhor, somente uma vez podemos falar “Há males que vem para o bem”…na cruz.

Assim te conto o fim desta história. Ele venceu, na cruz venceu.

Tenha esperança. Sorria de hoje em diante. Abra as janelas e veja as feridas curadas.

Afinal e portanto “não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu (…)” Apc 5.5.

Pr. Bruno Barroso | prbruno@oitavaigreja.com.br