Tsunami de lama transtorna Minas Gerais e Espírito Santo

O rompimento das duas barragens da Mineradora Samarco em Minas Gerais na região de Mariana provocou e segue provocando uma tragédia imensurável tanto social, quanto econômica, ambiental e familiar, e ainda com reflexos na educação.

Calculada em 62 bilhões de litros de água, lixo, terra e produtos tóxicos, a lama que atingiu o subdistrito de Mariana – Bento Rodrigues – e distritos adjacentes tem afetado e ainda afetará (por quanto tempo?) cerca de 500 mil pessoas que vivem nas proximidades do Rio Doce.

A lama causou a morte de pessoas, desagregação de famílias e ainda há desaparecidos. Há dor, luto, tristeza, desesperança. Olhares perdidos. Lágrimas. Desespero. Milhares de peixes e outros animais estão mortos ou morrendo. Nascentes foram soterradas e o habitat natural de um sem número de plantas desapareceu na lama e vai desaparecendo por onde quer que essa lama passe. Cidades estão sem água. Escolas estão fechadas. São necessárias explicações e respostas positivas no nosso governo em favor, especialmente, dos mais pobres. Responsabilidades precisam ser apuradas. Soluções a curto prazo precisam surgir para os milhares de pessoas afetadas.

É motivo de aplauso e gratidão ao Deus vivo o trabalho de bombeiros, da Polícia Militar e de todos os voluntários e doadores de todos os lugares do Brasil. A ajuda é necessária, oportuna e encorajadora. A ajuda envolve doações de água, alimentos, roupas, fraudas etc. e também a presença, conforto, orações e fortalecimento de vidas.

Mas nessa hora é preciso muito mais que doações e solidariedade humana. Mas são indispensáveis macro ações. Ações das autoridades competentes. Ações políticas abrangentes. Ações da justiça para descobrir, pontuar, cobrar e exigir explicações e ações concretas dos maiores responsáveis e, se for o caso, sentenças que implicam punição e restituições possíveis.

Sigamos em oração a favor dos que sofrem, dos bombeiros, dos voluntários, dos doadores e para que ações positivas sejam feitas pelo governo, pela justiça e pela empresa.

Ajudemos como pudermos. Todo mundo pode ajudar. Nosso ministério de Capelania Dr. Palhaço esteve em Mariana no domingo passado levando um pouco de alegria, esperança, paz, amor e fé para crianças e adultos. Enviamos uma equipe de líderes para conversar com o pastor da igreja Presbiteriana em Marina a fim idealizarmos ações conjuntas. Estamos em contato com pastores das regiões que foram atingidas pela lama para lutarmos juntos em oração e também em que ações práticas podemos ajudar. A igreja deu uma oferta no domingo passado para que seja investida em compra de materiais que sejam prioritários a partir das decisões com as lideranças locais.

Oremos por Minas Gerais, Espírito Santo e pelo Brasil. Arrependamos e voltemos para o Deus vivo e verdadeiro, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Pastor Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br

Foto: Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação