Estudos e artigos

TODO DISCÍPULO DE CRISTO É UM INTERCESSOR

capaboletim_170716Oração é a nossa linha direta com o Céu; é conversa franca e sincera com o Altíssimo. Pela Bíblia, entendemos que há diversos tipos de oração. Há, por exemplo, oração de arrependimento, agradecimento, louvor, adoração, petição, entrega, consagração, intercessão…

Todo crente verdadeiro é um discípulo de Cristo e todo discípulo é um intercessor verdadeiro. Você sabia que deixar de orar em favor do próximo é pecado? O profeta Samuel disse: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito”. (1Sm 12.23)

Há muitas definições que poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia: “Orai uns pelos outros” (Tg. 5.16). Ela está cheia de exemplos: Abraão suplicou por Ló e ele foi liberto da destruição de Sodoma e Gomorra; Moisés intercedeu pela nação de Israel apóstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nação; Daniel orou pela libertação do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; Cristo rogou por seus discípulos e fez especial intercessão por Pedro; Paulo é exemplo de constante intercessão. Toda a Igreja é chamada ao fascinante ministério da intercessão.

O intercessor é o que vai a Deus não por causa de si mesmo, mas por causa dos outros; não por benefício próprio, mas desejoso por ver alguém ser agraciado por Deus. Interceder é orar para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros. Na carta de Paulo aos Efésios, o apóstolo informa lhes que estava orando por eles, encorajando-os a buscar conhecer o favor de Deus e a riqueza que tinham em Cristo.

Paulo não pede bênçãos materiais, nem pede o que não temos, mas pede que Deus abra os olhos do nosso coração para sabermos o que já temos.

Na primeira parte do capítulo 1 de Efésios, Paulo mostra-nos que somos o povo mais rico do mundo; mas, a partir do versículo 15, ele pede para Deus abrir o nosso entendimento para sabermos que somos o povo mais poderoso do mundo.

Nossa vontade é levada em conta diante Deus, por isso, a nossa oração deve ser carregada de vontade sincera e sentimentos verdadeiros; deve ser sincera para nós mesmos para que seja autêntica diante de Deus. Não desanime de orar por sua família, parentes e amigos. Interceda ao Senhor em favor deles, para que se convertam e sejam salvos; para que conheçam o indescritível tesouro que há em Cristo. “Em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” (Cl 2. 3)

Não deixe que nenhum motivo te afaste da oração. Interceda por sua igreja local, pelos seus líderes espirituais, pela Igreja perseguida, pelos missionários, pela conversão dos perdidos de seu prédio, de sua rua, de sua cidade, de seu país e de todas as nações. Ore intercedendo sempre sem desanimar e pregue o evangelho com palavras e testemunhos e, então, deixe o resto com Espírito Santo!

Pr. Eloízio Coelho