Testemunho fraco diante dos incrédulos

Por que muitos crentes tem um testemunho sem impacto ou inoperante diante dos incrédulos?

Seria letargia espiritual?

Raquitismo espiritual? Muitos crentes não compartilham sua fé porque vivem em desobediência declarada a palavra de Deus. Coração morno e dividido entre seguir a Cristo e viver as coisas do mundo e da carne. Falta-lhes crescimento espiritual e consequentemente não tem fervor missionário ou evangelístico.

Seria ser inclusivo?

Uma crença crescente na mente de muitos crentes é que Jesus é o único caminho, mas “toda religião é boa, e o importante é ter uma religião. E também Cristo pode ser encontrado em todos os lugares”. A vida de um cristão assim perde o impacto. Ele não crê mais que fora de Cristo e unicamente de Jesus Cristo, sendo assim, não há salvação.

Seria a descrença crescente no inferno?

Muitos frequentadores de igrejas evangélicas que se dizem crentes acham que o inferno é aqui mesmo. E que, finalmente “Deus é amor e levará todos para o céu”. Quem acha o inferno uma brincadeira e nega a existência do mesmo perde o compromisso com a evangelização de seus familiares, amigos e nações que estão sem Cristo.

Seria o secularismo que tomou conta do comportamento?

O secularismo invadiu as nossas igrejas. Os princípios bíblicos se tornaram relativos e os que ainda defendem a sã doutrina são tidos como radicais ultrapassados. Muitos querem que seus comportamentos mundanos sejam tolerados mesmo que choquem com as Sagradas Escrituras. Aos domingos, nos cultos, as pessoas se ajoelham para orar, levantam as mãos quando cantam, dizem glória, aplaudem, se emocionam. Ora das reuniões mentem, enganam,iludem as pessoas. Fazem negócios desonestos. As celebrações e festas de aniversário, formaturas e casamentos de alguns crentes, muitas vezes, é uma vergonha para a causa de Cristo. A roupa imoral, a bebida alcoólica, a dança sensual e as conversas impuras, se tornaram comuns e “naturais”. Numa festa assim, acredito que o Senhor Jesus, literalmente, está do lado de fora. Na outra semana as mesmas pessoas voltam aos templos ou locais de reunião para “cantar, louvar e receber a palavra”. Os incrédulos se sentem mais confortáveis longe de um povo duro espiritualmente, que não gera transformação.

Seria medo de rejeição?

Os crentes conversam com seus amigos, vizinhos e colegas de faculdade sobre: dinheiro, saúde, estudos, futebol, esportes em geral, mulheres, homens, festas, mas não abrem boca para darem um testemunho sobre quem é Jesus Cristo. Temem serem rejeitados pelos amigos. Muitas vezes o medo da rejeição é apenas uma desculpa que releva a frieza e a incapacidade de testemunhar de Cristo.

Seria perda do hábito de testemunhar?

Alguns cristãos já foram grandes evangelistas e ganhadores de almas, mas perderam o hábito e se tornaram críticos das igrejas. E ao seu redor muitos continuam perdidos sem Deus sem salvação. Pescadores e pescadoras de homens e mulheres para Cristo restaurem seu hábito de orar, ler a Bíblia e testemunhar de Cristo.

Seria a falta de fazer um simples convite?

Quando foi a última vez que você convidou uma pessoa sem igreja, sem conversão, para participar de seu grupo pequeno ou de um culto público? Quando foi a última vez que você se ofereceu para levar uma pessoa ao seu GCOI ou ao culto? É um gesto simples, mas tão poucos cristãos estão fazendo ou querem fazê-lo.

Qual área você luta com a mais frequência? Qual área você pode identificar que você pode e precisa melhorar urgentemente em sua vida? É necessário arrependimento e busca de uma vida de santidade.

Uma volta verdadeira ao primeiro amor, ao compromisso com Cristo e o zelo pelo bom nome do evangelho é urgente para nossa geração de crentes.