Menu

Estudos e artigos

SOLA SCRIPTURA

Sola Scriptura foi um dos termos usados como máxima na Reforma Protestante, significando que somente as Escrituras são plena autoridade e regra de fé e prática para o cristão. A Bíblia é a perfeita vontade de Deus revelada a nós, dotada de autoridade e verdade. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” ( 2 Timóteo 3.16-17).

Sola Scriptura significa que a Escritura está acima da tradição, acima da Igreja, acima dos concílios e de qualquer outra autoridade que conhecemos. Toda a Escritura é a Palavra de Deus inspirada, é a absoluta revelação de Deus à sua Igreja, é a Palavra da salvação que parte do Deus Eterno e misericordioso em direção ao homem caído e pecador.

A Escritura é inerrante, suficiente, infalível, autêntica, poderosa e graciosa. A graça e a misericórdia de Deus emanam de sua Palavra para salvar, curar e transformar o homem perdido em filho de Deus.

Precisamos ter a mesma ousadia de Martinho Lutero que, ao ser confrontado pelo Papa quanto à sua fidelidade e submissão à igreja romana, declarou que só se renderia diante daquilo que pudesse ser provado pelas Escrituras: “Sola Scriptura”. Aceitando somente a Escritura, Lutero deduziu que a salvação era somente pela graça, somente pela fé na pessoa e obra de Jesus Cristo, redundando em glória somente a Deus, divergindo, assim, do que era ensinado na sua época e que era baseado na tradição, bulas e declarações de concílios, como a venda de indulgências, por exemplo. Em outras palavras, o conceito de Sola Scriptura é fundamental para a construção de toda a teologia bíblica reformada.

A Palavra de Deus nos limpa e nos purifica das nossas mazelas. O próprio Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Vós estais limpos pela Palavra que vos tenho falado” (João 15.3). Precisamos fazer da Bíblia o nosso livro preferido, a nossa leitura constante, o nosso livro de cabeceira, as páginas que mais folheamos, o aplicativo que mais acessamos, a leitura que mais amamos.

O apóstolo Pedro, em sua segunda carta, disse que temos que crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Não pode faltar graça sobre a nossa vida, mas também não pode faltar conhecimento. Unção de Deus e conhecimento de Sua Palavra são os dois pontos cruciais na vida do crente.

Conhecendo a Escritura, você terá experiências novas e desafiadoras que jamais pensou. Ela te ajudará a ser, não apenas um crente melhor, como, também, um cônjuge melhor, um filho melhor, um vizinho melhor, um profissional melhor, um cidadão melhor, um ser humano melhor. A garantia disso é a própria Escritura que diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

Leia a sua Bíblia, ame a sua Bíblia, pregue a sua Bíblia, memorize partes dela. Tenha a Bíblia em todos os seus equipamentos de mídia, mas não deixe de ter uma Bíblia de papel, para que você dê testemunho dela diante dos homens e para que não sejas desviado do foco quando estiveres lendo.

Pr. Eloízio Coelho

Pastor Auxiliar