Menu

Estudos e artigos

SIRVA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

boletim_0910_qSer cheio do Espírito Santo é privilégio, é glória, mas é também um paradoxo! É como andar na contramão deste mundo, das filosofias e lógicas terrenas. É sentir-se forte em meio às fraquezas. É sentir-se pleno e completo em meio às dificuldades e privações. É encontrar paz onde, às vezes, só há tribulação; é ter alegria até mesmo em momentos de tristeza e dor. O Espírito Santo renova as forças do cansado, coloca vontade no coração indisposto, boas ideias no coração desmotivado, ânimo e coragem no coração do desanimado.

Deus ordena que seus filhos não se embriaguem com vinho ou qualquer outra coisa que leva à dissolução, mas, que sejam cheios do Espírito Santo (Efésios 5.18). Todo crente salvo já tem o Espírito Santo, pois o recebeu desde o dia da sua conversão; agora, Deus ordena que nos esforcemos por alimentar a nossa alma de sua Palavra e que façamos o que lhe agrada para nos transbordamos do Espírito Santo.

O Espírito Santo nos guia à toda a verdade! Ele nos convence, nos consola, nos quebranta, intercede por nós, nos alegra, gera em nós arrependimento, nos faz lembrar a vontade de Deus, nos exorta, nos capacita, nos revela a sua Palavra, nos usa para pregar e testemunhar, nos encoraja a prosseguir, nos ajuda a ajudar e também opera em nós e através de nós.

O crente cheio do Espírito Santo serve com alegria, não fica com picuinhas, nem promove contendas. Sabe o que é generosidade e misericórdia, pois as experimenta todos os dias do seu Salvador. Sua vida é sempre piedosa e não vive mais para si, e sim para o seu Senhor, Jesus Cristo, o qual habita nele pelo Espírito Santo.

O crente cheio do Espírito Santo foge das paixões deste mundo, luta constantemente contra a carne e o pecado e persevera em conhecer e agradar a Deus. Ele não confunde amor e compaixão com permissividade e pecado. O crente cheio do Espírito ama o pecador mas condena o pecado, não deixa de falar a verdade, ainda que seja dura, e tampouco negocia os princípios do Evangelho.

Ser cheio do Espírito Santo é honra e privilégio não merecidos, faz parte da graça especial de Deus; é Deus morando em nós, é Deus guiando os nossos passos, é submeter a nossa humanidade à Cristo para que sejamos homens de verdade, é a auto anulação do nosso “eu” para que Cristo viva em nós, é o resultado de uma vida santa e em constante santificação.

Ser cheio do Espírito Santo deve ser o primeiro alvo da Igreja aqui na terra, pois, somente assim, poderemos cumprir todas as outras coisas concernentes à fé e ao chamado de Jesus Cristo.

 

Pr. Eloízio Coelho

Pastor Auxiliar