Estudos e artigos

Seja corajoso e anime-se diante das perdas e recomeços da vida

Moisés foi um grande líder, um grande libertador, homem que era conhecido e reconhecido por sua intimidade com Deus. Quarenta anos liderando a nação no deserto e todos os dias regados de milagres e bênçãos do Eterno. Maná todas as manhãs, coluna de nuvem, coluna de fogo, vitórias sobre os inimigos, abriu o mar vermelho, tirou água das rochas e falava face a face com Deus. Os versos finais de Deuteronômio afirmam que jamais se levantou em Israel um profeta como Moisés.

Substituir um líder desta grandeza não é uma tarefa fácil. O desafio de Josué ao substituir Moisés, foi muito maior do que todas as batalhas que ele já havia travado. O medo pode ter tomado conta do seu coração. Mas encontramos no capítulo um de Josué a atitude maravilhosa do SENHOR, que dá a Josué as seguintes orientações orientações:

1) Você agora é o líder desta nação. Moisés está morto. Levanta-te. Não adianta ficar reclamando, não adianta querer que Moisés não morresse. Ele morreu. Agora é com você. Entenda isso. Encare isso. As perdas fazem parte da história de nossa caminhada. Levante-se, pois prostrado você não vai sair desta situação. Muitos dos problemas que as pessoas enfrentam é pelo fato de ficarem se lamentando por algo que aconteceu. Não adianta ficar se lamentando, temos que encarar a situação, nos levantarmos. Reclamar e lamuriar não vai ajudar. Josué teve o tempo do luto (30 dias), depois disto o Senhor o chama para se levantar. Quanto tempo está durando o seu luto?

2) Cumpra a missão que Eu lhe dei. Ótimas desculpas serão apenas isso, desculpas. A missão de Josué era gigantesca. Tinha que entrar na terra de gigantes e a conquistar. Deus foi claro com ele em relação ao que ele deveria fazer. Atravesse o Jordão e conquiste a terra. Você sabe quais são os planos de Deus para a sua vida ou você tem se concentrado nos planos que você mesmo criou para sua vida? Nossa vida tem sentido quando nossos planos, são os planos de Deus para nós.

3) Seja corajoso e anime-se diante das perdas e recomeços. Esforça-te e tenha bom ânimo. Esta expressão se repete várias vezes. Esforça-te, tenha bom ânimo. Eu tenho que me preparar para fazer a minha parte. Deus vai abençoar o meu trabalho. Deus vai me dar a vitória nas batalhas que eu enfrentar. Disposição, coragem, bom ânimo eram características fundamentais para os soldados que iam para a guerra, mas também para cada pessoa que acorda dia após dia e sai de casa para trabalhar. Não seja preguiçoso, não seja acomodado, não seja apenas um sonhador. Seja corajoso e prepare-se.

4) Siga os mandamentos do Senhor. Moisés deixou com a nação os mandamentos e estatutos que o povo deveria seguir. A ordem de Deus para Josué era clara e simples: siga e cumpra TODOS os MANDAMENTOS E ESTATUTOS. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda. Simples assim; Deus nos deixou as regras DELE. Não é o que eu penso ou o que eu quero. É a vontade Dele que vai me garantir as vitórias. Meditar na lei do Senhor de dia e de noite é a garantia de que tomaremos as decisões corretas, e servindo a Deus da forma correta, Ele nos garante o sucesso.

5) Não temas. Não temas e não te espantes é uma palavra de encorajamento de Deus para nossas vidas pois Ele garante que não vai depender de mim, das minhas habilidades, das minhas forças, do meu conhecimento, da minha influência, da minha cultura, da política, ou de qualquer outro elemento. Não temas porque EU SOU CONTIGO. Não temas porque Deus é que vai te dar a vitória. Não temas porque não está nas suas mãos que podem falhar, não temas porque está nas mãos de Deus que jamais irão falhar. Onde quer que eu andar o Senhor é comigo. A minha coragem vem do fato de que eu conheço o meu Deus, e confio plenamente na sua Palavra.

As palavras de Deus para Josué continuam atuais para a minha vida e para a sua. As perdas vão acontecer em vários momentos, mas eu tenho que me preparar para superar o luto, as dores e meus medos, para que isto não me impeça de agir, de andar e de vencer. Não posso impedir que as perdas me alcancem, mas posso impedir que elas me parem. Como? Confiando em Deus, e seguindo os seus mandamentos e estatutos.

Se Deus me mandou não temer, então NÃO TEMEREI.

Pr. Eduardo Borges  |  preduardo@oitavaigreja.com.br