Menu

Pr. Jeremias

Roupas femininas no culto

Roupas femininas no culto é um assunto tenso desde a metade do primeiro século. A igreja de Éfeso teve que tratar o problema de vestimenta feminina nos cultos. Os textos bíblicos de 1 Timóteo 2:9-10, (escritos pelo Paulo, apóstolo de nosso Senhor, por volta do ano 63 d.c) tratam especificamente do caso com orientações e regras específicas, e também estabelecem os princípios para orientar o assunto em todas as igrejas em todas as culturas e em todos os séculos.
As mulheres devem adornar-se vestindo com decoro. A Bíblia em nenhum momento condena o desejo das senhoras e moças – desejo este dado pelo criador mesmo – de se adornarem, de estarem bem vestidas. Mas a roupa de uma mulher cristã deve revelar modéstia, pudor e bom senso. Isto tem a ver com a roupa que usam para participar do culto, e é claro, as roupas do culto é um reflexo das roupas do dia-a-dia. Elas não devem se esquivar da moda, ao menos que , a moda seja imoral e ou indecente. Assim, roupas curtas, transparentes, decotadas, calças apertadas e ou apertadíssimas, tomara-que-caia e vestimentas semelhantes devem ser evitadas. Isto deve começar desde criança.
Também o texto condena qualquer tipo de soberba de alguém que viva julgando ou criticando o traje de outrém. “A roupa deve ser a expressão de uma modéstia interior e uma saudável perspectiva cristã. Aplicada ao nosso tempo e época: “não seja a primeira a provar a novidade, nem a última a abandonar o que é antigo” (W. Hendriksen).
É claro que o texto não proíbe tranças. Mas o gasto – naquela época especialmente – para tornar as tranças deslumbrantes, envoltas em ouro e pérolas. o principio é claro: evitar o exibicionismo e o culto à beleza, característico de mulheres que não temem a Cristo. Uma mulher de Deus deve ser rica em boas obras, e ter um aparência agradável. “A beleza de uma mulher não deve estar nos enfeites exteriores como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito manso, dócil e tranquilo, o que de grande valor diante de Deus” (I Pedro 3.3,4).
Às mulheres: Meditem (sugestão, é claro) nos textos abaixo e decidam sobre suas vestimentas e de suas filhas. Aos maridos e pais: meditem (sugestão, é claro) nos textos abaixo, ore ao Senhor, orientem e ajudem as suas filhas e sua esposa as vestimentas.
Abaixo o texto de I Timóteo 2.9-10 em várias traduções.
“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” (Revista e Corrigida Fiel).
“Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas {como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus} com boas obras.” (Almeida revisada imprensa bíblica).
“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras,mas com boas obras, como convém as mulheres que professam adorar a Deus.” (Nova versão internacional).
“Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).” (Tradução Revista e atualizada).
“Quero que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem joias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus.” (NTLH – Nova tradução na linguagem de hoje).
“Quero também que as mulheres tenham sua participação (no culto), portando-se com humildade na presença de Deus, sem obsessão por ficar se enfeitando na frente do espelho ou correndo atrás da última moda, mas fazendo um belo trabalho para Deus, tornando-se belas dessa maneira.” (A mensagem – Eugene Peterson).

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br