Menu

Estudos e artigos

Rogai ao Senhor da Seara – Um chamado à oração

“Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Lucas 10.1-2

Oração é a base da missão da Igreja aqui na terra. Não poderia ser diferente, pois quando se trata de uma obra sobrenatural, aqueles que se envolvem neste mister devem reconhecer total dependência Daquele que comissiona, envia, supre e provê outros trabalhadores.

Oração é um dos grandes mistérios do cristianismo. Deus não precisa de nada para que Sua vontade seja estabelecida, mas há coisas que só irão acontecer por meio da oração.

“Sempre que Deus deseja realizar algo Ele convoca o seu povo para orar.” (C. H. Spurgeon)

Deus envia trabalhadores à Sua seara em resposta à oração do seu povo.

Jesus é o Senhor da Seara. Esta expressão indica propriedade. Ele é o Dono da Igreja. Ele é quem provê os recursos necessários para que Sua obra continue avançando contra as portas do inferno. Jamais poderemos nos esquecer de que as vidas que são salvas, as igrejas que são plantadas, os recursos que são ofertados, a seara toda e todos os trabalhadores pertencem a Jesus Cristo, o Dono da Seara.

A Seara é o mundo. Foi o nosso Senhor Jesus que definiu a missão da Igreja: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

Cada igreja deve agir localmente, mas pensar e se envolver globalmente. Parece uma tarefa impossível de ser realizada, grande demais para homens e mulheres comuns resolverem. Temos que levar em conta que o Senhor Jesus pontuou o problema: “A seara é grande e os trabalhadores são poucos”; mas também apontou a solução: “Rogai ao Senhor da seara que mande mais trabalhadores”. Às vezes, ficamos reclamando por causa do problema, mas não nos atentamos para o que o Mestre apontou como solução: Roguem, orem, peçam ao Senhor da Seara…

Para que a Igreja possa cumprir toda a abrangência de sua missão, orar é uma questão indispensável e de grande responsabilidade, pois quem ora deve estar disposto a ser instrumento nas mãos de Deus para se tornar resposta de sua própria oração. Ore com fervor e paixão; ore com responsabilidade e persistência; ore animado e confiante; ore independentemente dos resultados e se disponha ao serviço na seara do grande Rei, Jesus Cristo, o nosso Senhor.

  1. Ore e creia que o Dono da Seara responderá a sua oração.
  2. Envolva-se como trabalhador na seara de Deus.
  3. Honre o chamado que o Senhor da seara lhe fez e dê o seu melhor.
  4. Peça constantemente para que o Senhor levante novos trabalhadores.
  5. Ore com fervor, persistência e gratidão, sentindo-se parte de uma obra imensurável que o Senhor está fazendo.

Pr. Eloízio Coelho

Pastor Auxiliar