Menu

Estudos e artigos

Renovando o compromisso missionário

“E lhes ordenou: ‘Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura.’” (Marcos 16.15 – Bíblia King James)

Eles comem rato, morcego e outras coisas estranhas. Eles dormem em redes, esteiras ou no pó. Não ficam gripados, nem têm dor de cabeça. Eles pegam, sim, malária e febre tifoide. Estão acostumados a enfrentar temperaturas como 50ºC de dia, e 40ºC negativos à noite. Sim, eles são os missionários!
Não são poucos os crentes que têm esta visão dos que se envolvem com Missões, separando o povo evangélico em nós x eles, entre crentes comuns x missionários, fazendo do tema algo como um documentário de TV que mostra coisas bizarras, no estilo do antigo programa Acredite Se Quiser. Assistimos, achamos interessante, mas nunca nos imaginamos fazendo algo parecido. E nosso compromisso missionário acaba se resumindo a participar anualmente de uma Conferência Missionária para escutar testemunhos mirabolantes e sermões que aumentam nosso sentimento de culpa ou inadequação.
Mas Missões não é isto. Jesus democratizou para seu povo o chamado missionário ao dizer “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15), mostrando que onde ir, o que comer, como dormir ou que doença pegar é só um detalhe de um estilo de vida que está muito além: pregar o evangelho. Enquanto acharmos que o chamado missionário é só para alguns, estamos reduzindo a graça de Deus e nos fechando para seus propósitos eternos.
A Missão é para todos! Missões é para todos! Seja você pobre, rico ou de classe média. Seja você alto ou baixo, gordo ou magro, branco, negro ou pardo. Deus deseja usá-lo para que as pessoas conheçam a Maravilhosa Graça. E renovar este compromisso é para todos, e para hoje.
Renovando a oração missionária: somos todos convocados a engrossar as fileiras da intercessão por Missões. Não se faz nada no Reino de Deus sem oração, muito menos invadir o terreno espiritual inimigo sem a devida cobertura da oração dos santos. Com a oração estendemos nossas mãos ao missionário do outro lado do mundo, encurtando distâncias e removendo barreiras. Só precisa de visto quem não conhece a oração.
Renovando a oferta missionária: se somos todos conclamados a orar, não é diferente com a oferta. Enviar missionários para compartilhar o evangelho nos quatro cantos do mundo não é uma tarefa barata. Preparo, mudança, alocação e permanência no estrangeiro – tudo isso exige um investimento financeiro que demanda tanto dinheiro quanto a fé do povo de Deus. Mas temos uma notícia pra lá de boa: o Dono de todos os recursos está no projeto, e investir nossos recursos é colocar-se também em Seus planos. Se você ainda não é um ofertante para Missões, é hora de começar!
Renovando o “Ide” missionário: o maior engano que pode acontecer na vida de um cristão é achar que vida missionária é só para os que têm chamado transcultural. É certo que alguns têm tal chamado, dedicando suas vidas a ir a lugares onde outros não irão, mas a vida missionária é uma atitude que precisa brotar na vida de todo verdadeiro discípulo, onde o compartilhar do evangelho começa na porta do vizinho, do parente, com o colega de trabalho ou escola. O “ide” não é contado a partir de centenas de quilômetros, mas de poucos metros.
Para renovar o compromisso missionário não é preciso viajar para longe, comer coisas estranhas, nem pegar doenças raras. Renovar o compromisso com Missões começa com um coração quebrantado diante da Cruz e um entendimento de que Deus tem um plano para cada um de nós, pois somos todos Ministros da Reconciliação.

Pr. Luís Fernando Nacif | prluis@oitavaigreja.com.br