Renovando o acolhimento

“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio.” (Atos 28.1-2).

A passagem bíblica em questão nos leva para uma experiência vivida pelo apostolo Paulo e seus companheiros de viagem, quando após sofrerem um naufrágio, encontram refúgio na ilha de Malta. No meio daquela tragédia, os habitantes da ilha foram extremamente acolhedores. Em sua narrativa, Lucas evidencia os atos que fizeram diferença para os náufragos. Ele diz que a bondade deles foi percebida porque fizeram uma fogueira, pois chovia e fazia frio. O que aconteceu naquela ocasião nos parece seguir uma ordem de normalidade, contudo, nem sempre esta normalidade permeia nossa vida.

Nos dias atuais, passar de largo, fingir que não é conosco, evitar encontros que comprometam nosso tempo ou recursos e buscar uma reação que nos coloque na cena de modo oculto é muito mais confortável e seguro. O Senhor Jesus não nos tem chamado ao anonimato. Ele espera que, como seus discípulos, sejamos capazes de nos envolver, de acolher e influenciar positivamente a história daqueles que precisam de socorro. Naquele naufrágio, os bárbaros habitantes da ilha de Malta se envolveram para acolher, e Lucas os distingue dizendo que eles usaram de extraordinária bondade para com eles.

Ser uma Igreja acolhedora pode fazer toda diferença na vida de muitas pessoas. Receber bem, conhecer as necessidades e influenciar de modo a contribuir com nosso próximo, deve ser a marca de cada um de nós que faz parte da Oitava Igreja. Somos uma Igreja acolhedora e essa é uma marca que precisamos renovar todos os dias.

Ser uma Igreja acolhedora pode fazer toda diferença na vida de muitas pessoas. Receber bem, conhecer as necessidades e influenciar de modo a contribuir com nosso próximo, deve ser a marca de cada um de nós que faz parte da Oitava Igreja. Hoje é um bom dia para renovar o acolhimento, para estimular nosso coração e desejo na prática que aponte para intervenções que façam diferença na vida daqueles com quem nos relacionamos.

Que sejamos capazes de acolher os que têm frio, de acolher aqueles que precisam de abrigo, de acolher aqueles que têm fome, ou simplesmente, acolher os que entram pelas portas da Oitava Igreja e precisam se encontrar com Cristo. Somos uma Igreja acolhedora e essa é uma marca que precisamos renovar todos os dias.

Que você seja acolhedor em seu lar, em seu trabalho, em seus contatos do dia a dia. Renove sua capacidade de acolher. Deixe sua vida fazer sentido a partir da Cruz do Senhor, pois da sua entrega depende nossa vida e da sua ressurreição depende nossa justificação.

Você e eu fomos justificados. Pecadores perdoados para proclamarmos as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz!