Menu

Estudos e artigos

RENOVANDO A VIDA

“e dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro em vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. Ez.  36.26

Final de ano é uma época onde a maioria das pessoas gostam de fazer uma renovação geral. Uns pegam pesado fazendo uma reforma na casa. Uma parcela das mulheres já pegam mais leve trocando apenas os móveis da casa. Boa parte dos homens, quando podem, desejam “trocar” de carro. Todos nós desejamos renovar alguma coisa no final de ano, mesmo que seja algumas peças de roupa.
Renovar é preciso. Entretanto, para renovarmos a lista acima é necessário recursos financeiros, o que nem todos tem, porém, podemos renovar algumas áreas em nossa vida sem comprometer o orçamento.
Renovar é possível. Como a maioria, também gosto de qualidade, de objetos que tem uma longa vida útil, pois não dá trocá-los a todo momento. Renovação que dura para mais, que fará diferença neste final de ano e nos anos vindouros tem que ser feita primeiramente na própria vida, o que é possível para aqueles que desejam. Uma vez que recebemos um novo coração e um novo espírito, fomos regenerados, transformados em novas pessoas, renovados. Deus circuncidou os nossos corações incrédulos nos dando um coração que O ama e deseja obedecê-lO.
Ser regenerado é ser transformado de velha criatura em uma nova pessoa. É nascer de novo. É receber novo nome, nova mente e a capacidade para ter novas atitudes. É abandonar o antigo modo de ver e viver a vida e passar a vê-la e vivê-la a partir do prisma de Deus. É experimentar uma ampla, intensa e plena renovação.
Tudo quanto precisávamos Deus já fez ao nos regenerar, pois um coração duro é teimoso e não responde a Ele. O Senhor nos abençoou nos capacitando a viver em novidade de vida.
Renovando a vida. Bônus sem ônus é o que todos querem, mas é preciso um investimento mínimo, caso contrário não experimentaremos o que desejamos. Para que experimentemos a renovação em nossa vida é preciso simplesmente continuarmos vinculados em Jesus, pois como Ele mesmo disse todo ramo que “está nEle” dá fruto. Chega de adiar, comece agora a renovação em sua vida.
Renove a devoção. Oração e meditação da Bíblia certamente te livrarão do pecado, do marasmo, da inércia, do ranço e do cheiro de naftalina. Um cristão devoto é uma bênção na família, na igreja e sociedade.
Renove a adoração. Adore a Deus pelo que Ele é – santo, justo, amoroso, e por tudo quanto Ele fez e fará em sua vida. Quer cantando ou fazendo qualquer outra coisa, mesmo comendo uma pizza, faça tudo para a glória de Deus. A adoração alegra o coração de Deus.
Renove a paixão missionária. O mandamento da grande comissão ainda está em vigor e precisamos obedecê-lo. Provavelmente você tem um parente, amigo ou vizinho que ainda não ouviu a respeito da salvação, portanto, permita que eles vejam Jesus em sua vida.
Renove o serviço. Não há cristão convertido sem dom. Jesus aos subir ao alto levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Envolva-se em algo que glorifique ao Pai. Se observar atentamente perceberá que nesta igreja há um espaço para você servir. Servir é terapêutico, pois quando servimos sentimo-nos úteis e isso gera cura em nossa alma.
Renove o amor por sua família. Não haverá mérito algum você contabilizar os feitos externos e ser desqualificado por não ter amado e cuidado da sua família. Portanto, priorize a sua família. Honre seus país e ame os seus irmãos. Ame o seu cônjuge e cuide dos seus filhos. O maior desafio de um cristão é viver o Evangelho dentro de sua própria casa. Encare esse desafio, seja um luzeiro em sua casa.
Ao renovar a sua vida você se tornará um instrumento de vida e paz na vida das pessoas.

Pr. Roberto T. Santos | prroberto@oitavaigreja.com.br