Menu

Estudos e artigos

Presentes de Deus

Presentes! Quem não se alegra em recebê-los? E quando os recebemos – e, é claro, gostamos deles – não fazemos questão de mostrar aos nossos amigos? Lembro-me do meu primeiro carro: um Uno Mille verde usado que ficou comigo por uns bons anos. Minha alegria era tanta que inventava carona para dar, só para poder rodar um pouco mais no carro.

Deus fez de cada um que crê em Jesus Cristo e a Ele se entrega uma morada do Espírito Santo. Ele se move em nós transformando nossa vida, santificando nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações. E se não bastasse, junto com o Espírito, Deus nos deu presentes – os dons espirituais. A palavra “dom”, em português, tem uma conotação de “talento”, mas o original significa exatamente isto: uma graça, um presente.

Dons espirituais são capacitações especiais que o Espírito Santo dá a cada membro do Corpo de Cristo para ser usada na edificação da Igreja. Podemos e devemos buscar os dons, em forma de pedidos a Deus, mas não há como humanamente fabricá-los, pois são dados por Deus única e exclusivamente por sua graça. São diferentes dos talentos naturais, que todo ser humano de alguma forma tem, pois seus efeitos são diretamente ligados à edificação do Corpo, que só pode ser feito mediante o poder de Deus.

O ensino bíblico dos dons espirituais é claro em um sentido: TODOS os nascidos de novo têm um dom espiritual. Podemos ignorá-los, enterrá-los, mas eles estão diretamente ligados à própria presença do Espírito Santo em nós. Dizer que não temos um dom espiritual se equivale a dizer que não temos o próprio Espírito. Paulo fala aos coríntios que “a manifestação do Espírito é concedida A CADA UM visando a um fim proveitoso.” (1 Co 12:7) e ainda que nós somos “corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” (v. 27).

Dessa forma, podemos dizer sem receios que fomos todos presenteados pelo nosso Generoso Deus com dons (“presentes”) espirituais que servem para edificar a vida de nossos irmãos e irmãs. E a lista dos dons é extensa: serviço, ensino, sabedoria, discernimento de espíritos, pastoreio, aconselhamento, contribuição, liderança, misericórdia, e muitos outros. Enumerar os dons espirituais é como enumerar as cores. A criatividade e eficiência do Espírito de Deus ao edificar a Igreja de Cristo não pode ser restrita a um número exato, pois, como nas cores, a combinação de dom, personalidade e contexto faz do serviço cristão algo de infinitas possibilidades.

E se Deus com certeza nos deu tal presente, como posso descobrir meu dom espiritual? Não há uma regra infalível, e nem sempre os testes de dons que encontramos em alguns livros são eficazes. Entretanto, alguns passos práticos podem ser de grande valia.

1. Coloque-se diante de Deus em oração;

2. Esteja disposto a colocar os seus dons em prática;

3. Informe-se a respeito dos dons;

4. Descubra o que lhe dá satisfação;

5. Experimente o máximo que puder;

6. Verifique de maneira honesta a sua eficiência;

7. Procure a opinião de outras pessoas.

Na dúvida, procure uma liderança espiritual e converse a respeito. O que não podemos fazer é deixar de lado a incomparável oportunidade de ser usados por Deus para construir o projeto mais fascinante que há sobre a face da terra – o eterno edifício de pedras vivas chamado Igreja de Cristo.

 Pr. Luis Fernando Nacif | prluis@oitavaigreja.com.br