Menu

Estudos e artigos

PIEDOSOS COMO CRISTO EM MEIO AO SOFRIMENTO

“Piedoso” é um adjetivo que está relacionado com a piedade, virtude que implica devoção a Deus e que se reflete numa ação motivada pela compaixão e pelo amor ao próximo. Ela deriva da palavra “pio”, que vem do latim “pius”, que significa bondoso, devoto, compassivo… Uma pessoa piedosa, por conseguinte, sente misericórdia, clemência e compaixão pelo próximo.

Quando olhamos na história à procura de alguém verdadeiramente piedoso, vamos encontrar, inequivocadamente, o maior e mais sublime exemplo de todos: Jesus Cristo! Ele é, sem dúvida, o homem mais bondoso, misericordioso, compassivo e piedoso que já pisou nesta Terra. Sim, Jesus Cristo, o nosso Senhor!

O Senhor Jesus nos ensinou a sofrer o dano, a virar a outra face, a perdoar os inimigos e orar por eles. Jesus Cristo nos ensinou a amar o próximo, a repartir o pão, ajudar ao necessitado, suportar os sofrimentos e a negar-nos a nós mesmos por amor a Deus e ao próximo.

Quero encoraja-lo a imitar a postura do Redentor, que passou pelo maior sofrimento de todos, sem murmurar, sem fraquejar e sem desistir. O nosso Salvador veio para nos ensinar a viver de verdade e nos dar vida eterna e verdadeira. Ele venceu a dor, o sofrimento e as afrontas dos homens e das trevas. Ele venceu o mal e a morte sem reclamar. Mesmo naquela cruz, agonizando, seu semblante esboçava compaixão, ternura, e, embora toda a sua beleza desaparecesse, tudo o que lhe restou foi o Seu lindo olhar de amor.

Porque o Senhor Jesus venceu o sofrimento, triunfando sobre a morte, você que sofre também vencerá, se crer Nele. Tudo o que temos que fazer é nos entregar a Ele plenamente, crendo que Ele é o Deus eterno que veio a este mundo sofrer e morrer em nosso lugar, para livrar-nos do sofrimento e da morte eterna.

De alguma forma, todos nós sofremos, seja pela perseguição, seja por alguma doença ou por alguém na família que também sofre… Ninguém neste mundo está livre do sofrimento, pois este mundo é caído e assolado pelo pecado. A nossa única esperança é Jesus Cristo, que bondosamente deixou a Sua glória eterna e veio se humilhar como homem e sofrer as nossas agruras para nos livrar delas.

Se Jesus Cristo, o homem mais ilustre que pisou nesta terra, o mais sábio de todos, o mais poderoso (ainda que se fizesse servo), o mais rico (ainda que se fizesse pobre), nos convidou a ir até Ele para descansar, e aprender a mansidão e humildade, quem somos nós para rejeitar tão grande convite, tão sublime virtude, tão maravilhosa graça?

Busque a Jesus Cristo incansavelmente, e, à medida que se aproximar Dele, aprenderá a ser mais manso, humilde e piedoso como Ele.

Pr. Eloízio Coelho Alves

Pastor Auxiliar