Menu

Pr. Jeremias

Páscoa é tempo de recomeçar

Hoje é considerado na cristandade o  domingo de Páscoa. Celebramos a ressureição de Jesus Cristo nosso Senhor. Mas dentro deste período que chamamos páscoa há dois eventos importantíssimos: a morte e a ressureição de Jesus Cristo.

Os discípulos viram seu melhor amigo e mestre ser crucificado. Enquanto morria na cruz Ele disse as 7 famosas palavras da Cruz:

Uma palavra perdão:Pai, perdoa-lhes, porque  não  sabem o  que  fazem” (Lc. 23.34);

Uma palavra esperança: “Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso” (Lc. 23.43);

Uma palavra de responsabilidade: “Jesus, vendo sua mãe perto de joão, a quem amava, disse-lhe: mulher, ele é seu filho” (Jo. 19.27);

Uma palavra de humanidade: “Tenho sede” (Jo. 19.28);

Uma palavra de dependencia: “Jesus clamou: eli, eli lama sabactâni? que quer dizer: meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt. 27.46);

Uma palavra de   redenção: “Está consumado!” (Jo. 19.30);

Uma palavra de rendição: ”Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc. 23.46). 

Para os discípulos, a Cruz, naquele momento, sinaliza o fim. Sonhos destruídos e acabados. Desânimo. Desespero. Fim da linha. A.c.a.b.o.u! Sexta-feira e  em todo o dia de sábado eles choraram e tiveram uma tristeza indescritível. Finalmente,  chegou o primeiro dia da semana, o Domingo, Dia da Ressureição. As mulheres o procuraram no Túmulo mas um anjo disse: “Ele não esta morto. Ele vive. Ele ressuscitou dentre os mortos”. 

A ressureição de Jesus mudou o significado da Cruz e do túmulo. Antes da ressureição,  a cruz  era o instrumento horrível de morte. Madeira áspera encharcada com sangue humano. A crucificação era proibida para o cidadão romano. Apenas o pior escravo poderia ter morte e morte de cruz. Mas a cruz de Cristo, os próprios discípulos nos explicam mais tarde, em todo o Novo Testamento,  é simbolo da esperança e do amor de Deus por nós, que perdoa os nosso pecados e indica sua justiça e santidade através da morte de Cristo. Mesmo uma vida arruinada pela dor, pela saudade, pela solidão e tristeza pode seguir em frente abençoada e fortalecida pelo Cristo Ressusrreto.

O  túmulo sempre foi encarado como o último lugar. O ponto final de quaquer ser humano. Antes da ressureição era só lamentos: Não há mais esperança. Mas por causa da ressureição de Cristo podemos nos alegrar que a morte é um inimigo vencido! Se Cristo está vivo então os que são de Cristo podem viver para sempre. Isso muda completamente o conceito de morte. A morte é uma passagem para as coisas que não vemos e são Eternas. Os novos céus e nova terra onde Cristo nos prepara lugar. Aleluia.

Hoje é o dia de reconciliar com Cristo, receber o seu perdão, a salvação, a nova vida e recomeçar com Ele.

“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor.” I Co 15.57

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br