PARE DE FINGIR. DIGA NÃO A HIPOCRISIA

lightstock_49458_medium_user_1026245“Ser hipócrita é estar mais preocupado com a aparência do que com a realidade”.

O Senhor Jesus falou sobre hipocrisia com humor: “Como você pode dizer a seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga no seu? Hipócrita! Tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mt 7.4, 5). Ser hipócrita é ver o cisco no olho do outro e ignorar a viga em seu próprio olho. Jesus falou sobre a hipocrisia direto e reto também: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do corpo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça” (Mt 23.2, 5).

Os hipócritas estão mais preocupados com a aparência – lavar o exterior do corpo – do que com a realidade interior. Gostam de impor aos outros exigências que eles mesmos não conseguem praticar. Ser hipócrita é dizer: “façam o que digo, mas não façam o que faço”.

A palavra “hipócrita” deriva do contexto grego em que os atores no palco falavam por trás de máscaras que seguravam no rosto. Ser hipócrita é esconder-se atrás de uma máscara. Por que? Porque se acha que os outros ficarão mais impressionados com a máscara do que com o que a pessoa é de fato. E, então, a pessoa trilha o caminho do fingimento. Mas esse é um caminho muito cansativo. Cada noite, sua cabeça se encontra no travesseiro cansada de fingir ser algo que não é.

De que maneira devo rejeitar a hipocrisia? Em lugar de julgar as pessoas em sua mente, escolha amá-las com palavras e obras. “Não finjam apenas amar os outros: amem realmente (Rm 12.9 BV). É tão fácil fingir! Ás vezes, finjo que estou ouvindo e minha mente está distante. Vez por outra, alguém, percebendo nosso olhar distante, pergunta: “você ouviu o que eu disse?” Esse é o momento da verdade: continuo fingindo ou sou transparente? Se escolho fingir, tento juntar pedaços da conversa para agir como se tivesse prestado atenção o tempo todo, ou posso escolher parar de fingir e ser verdadeiros e dizer: “me desculpe, eu não estava ouvindo. Por favor, diga de novo”.

Certa vez, Jesus disse a alguns que eram ótimos em fingir: “não pratiquem suas boas obras publicamente para serem admirados” (Mt 6.1 BV). A vida deles não tinha essência, era só show. A vida de muitos pode ser apenas um espetáculo. Todo dia, procuramos impressionar os outros. Fingimos, e fingimos bem, e vamos nos acostumando com isso. Mas a mudança pode começar agora, numa simples e sincera oração: ”Senhor, tudo tem sido um show e o Senhor sabe, mas eu quero mudar, preciso mudar, dá-me forças para mudar”.

Pergunte a si mesmo: quem eu quero impressionar?”O Senhor não vê como o homem vê: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (II Sm 16.7). Se vivermos para impressionar os outros,estamos vivenciando um personagem apenas, pois acabaremos desenvolvendo apenas o exterior, pois é isso o que impressiona os outros. E, assim, tentamos construir uma máscara cada vez melhor.

Viva para impressionar a Cristo, cujos olhos enxergam por detrás das máscaras. O Senhor não se impressiona com o nosso fingimento.

O Espírito de Cristo, o Espírito Santo, nos capacita a viver em liberdade diante daquele de quem nada podemos esconder, em quem somos mais profundamente amados, por meio de quem podemos ter uma vida de significado e com quem passaremos a eternidade.

Pergunta para meditar: há algum relacionamento ou situação da vida em que me acostumei a usar máscara?Hoje mesmo,diga “não” ao fingimento e “sim”à integridade.

“Para cumprir a missão de amar, preciso de abandonar o fingimento e a hipocrisia.”

(Extraído e condensado de Tom Holladay – Princípios de relacionamento de Jesus, ed. Vida)

Pastor Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br