Estudos e artigos

Parabéns aos presbíteros

Na  Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, os presbíteros, juntamente com o Pastor Titular  e os Pastores auxiliares, formam o Conselho da Igreja. O Pastor titular é sempre presidente e o presbítero, eleito por 5 anos, é membro efetivo do Conselho  durante o tempo de sua eleição.  Caso não seja reeleito, fica como presbítero em disponibilidade.

Os presbíteros são eleitos pela assembleia da  igreja. Esta, quando convocada para esse propósito, escolhe, entre os indicados,  o número designado de homens que considera de bom caráter cristão, de bom testemunho pessoal,  familiar e social, e de homens que declaram seu compromisso com Cristo e com a igreja. É  responsabilidade do Conselho cuidar para que a igreja permaneça firme nos valores da Eterna Palavra de Deus e se mantenha dentro da visão de ser uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo. Também é sua  também sua tarefa exercer  orientação e supervisão  sobre a administração, finanças e o ministério geral  da igreja, além de tomar decisões estratégicas que envolvem o pastorado, a vida espiritual da comunidade,  a obra missionária, o discipulado, o crescimento da igreja e tudo que se relaciona com o discipulado, o fortalecimento dos irmãos e a evangelização das nações, pensando sempre a partir de nossa cidade.

O presbítero, além desse fundamental ministério em  equipe – o ministério do Conselho –   desenvolve seu ministério de modo pessoal: orando com e pelos irmãos, visitando, aconselhando, corrigindo e orientado em encontros particulares, consolando os aflitos, fortalecendo os enfermos, desmontando intrigas, resolvendo conflitos entre irmãos, disciplinando em particular, instruindo os novos na fé, participando na distribuição da ceia, integrando diferentes comissões e grupos de trabalho durante a semana,  ministrando para formação de liderança dentro e fora da igreja, exercendo funções administrativas a favor da nossa denominação – Igreja Presbiteriana do Brasil, nas esferas: local (Presbitério), regional (Sínodo); e nacional (Supremo Concílio).

São os presbíteros que, ao lado dos pastores, ordenam pastores, outros presbíteros e também os diáconos.

A esposa do presbítero e seus filhos são de vital importância para o ministério eficaz do mesmo. Muitas vezes, o presbítero vem do seu trabalho profissional para reuniões importantes do Conselho, ou comissões, ou para discipular alguém, ou liderar um grupo pequeno e  dedicar  seu tempo voluntário para servir à igreja de diferentes formas. A família do presbítero intercede pela igreja, coopera e se esforça ao seu lado para que ele siga sendo uma bênção. Nossa intensa gratidão à  família de cada  um de nossos amados presbíteros.

Os presbíteros na Oitava igreja são ovelhas amadas, amigos e parceiros ao lado de cada um de nós, pastores. Nós louvamos ao Senhor Jesus por ter essa bênção aqui na Oitava.

No primeiro domingo de agosto é comemorado o dia do Presbítero. Celebramos  com gratidão e parabenizamos  cada um dos presbíteros que compõe nosso Conselho e que tem sido usado por Cristo  para exercer um ministério de impacto local, nacional e global:

Andres Werner C. L. Campos, Carlos Alberto Nascimento, Carlos André Zuppo (1o secretario), Carlos Joel Pereira da Silva, Denilson Cardoso Maia, Douglas de Mello Schneider (1o Tesoureiro), Eudes Baltazar Lino Campos, Fabrício Lacerda Velame, Gessé Resende de Matos (2o tesoureiro), Gilson Soares da Rocha, Lucas Davi de Souza Pereira da Silva, Marcelo Cláudio de Carvalho, Newton Roberto Sathler Romero(Vice-presidente), Olindo Batistelli Filho, Paulo Roberto Coimbra, Renato Laranjo Silva(2o secretário), Ruffus Ragner Moreira Mota.

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br