“Pais Piedosos… Os filhos também serão piedosos?”

Pais piedosos nem sempre têm filhos tão piedosos assim. Os pais têm o privilégio e a responsabilidade de ensinar os filhos no temor do Senhor. Mas filhos são pessoas com capacidade de decisão e com responsabilidade diante do Eterno.

Os pais devem orar para que os filhos se convertam o mais cedo possível; só o Espírito Santo pode transformar uma pessoa. Devem congregar em uma igreja onde os filhos possam receber alimento espiritual, formação espiritual de acordo com sua idade. Os pais devem se esforçar ao máximo para que os filhos participem do culto doméstico, oração familiar, estudos bíblicos, células, escola bíblica dominical, acampamentos, congressos e cultos, enquanto eles têm oportunidade de se renderem ao Senhor e seguirem a Cristo, e os pais ainda podem levá-los. Chega um tempo em que os filhos só permanecem se eles se converterem.

Não conseguimos mais levá-los aos cultos conosco. Aí eles assumem a fé como “minha fé em Cristo”. Se isso não ocorrer, muitos pais seguirão pela vida, vivendo piedosamente aos pés do Senhor, enquanto choram, sofrem e aguardam seus filhos e filhas se tornarem homens e mulheres piedosos para o Senhor.
E mesmo que os pais venham a falecer e os filhos ainda não se reconciliaram com o Senhor, é bom lembrar que as orações não morrem. Algumas pessoas tentam culpar os pais porque os filhos não são piedosos ainda. Acho que, nesse aspecto, devemos ser mais misericordiosos, bondosos e lutar junto e ao lado desses pais por seus filhos, em vez de acusá-los.

Qualquer vitória que um pai ou mãe tenham com um filho ou filha é um ato de bondade do Eterno. É motivo para ser mais humilde e grato ao Senhor, e não encher-se de orgulho pessoal ou familiar.

Oro por nossos filhos e filhas

Pr. Jeremias Pereira   |   prjeremias@oitavaigreja.com.br