Estudos e artigos

Pais e filhos, corações convertidos

boletim2310-1

Há um caminho no coração de um filho que os pais têm de trilhar. Uma aventura e uma viagem a fazer que mostrará uma outra pessoa, um outro ser.

Este ser, mesmo sendo fruto do seu corpo, é outro corpo. Outro indivíduo. Outros sonhos. Outras escolhas. Outros gostos e desejos.

Se dedicar a criar um filho é formar um ser humano para além de seus olhos. É crer que sua orientação o fará seguir e o protegerá de sofrimentos. Confiar que o que foi passado foi assimilado, mas mesmo assim sofrer nos tombos da vida.

Quando a correção é necessária, uma disciplina deve ser vista. Disciplina que nos faz retomar ao caminho, cuidar dos afazeres; disciplina para ter mais disciplina. Disciplina equilibrada, não fruto de ira. Pais não devem irar seus filhos, antes levá-los a melhor versão que eles podem ser de si mesmos.

A verdade é que o caminho não é nosso e o ensino é dado por Deus. A admoestação, o chamado à obediência é “no e do” Senhor. Ensinar a obedecer é o desafio. Criar o prazer em honrar e confiar que é o melhor caminho. Este é o desafio.

Foi Deus quem disse. Obedecer é bênção e traz bênção. Um filho que descobre o prazer na obediência tornar-se-á um adulto bem-sucedido. O sucesso é em tudo, além de dinheiro. É saúde emocional, é vida plena nas escolhas, é vida afetiva feliz, é firmeza de caráter, é vida com Deus. Ensinar a obedecer aos pais é ensinar a honrar a Deus. Quem honra os pais colhe em vida as eternas bênçãos de Deus.

Os mandamentos foram dados para o benefício dos homens em seguir a lei divina, que traz ao homem segurança e prosperidade. Relacionar com Deus através de sua lei é confiar, por meio da fé em seu caráter e bondade. Os quatro primeiros mandamentos se dão no relacionamento do homem com Deus, e os seis demais se mostram no relacionamento da humanidade, horizontalmente em convivência uns com os outros.

O primeiro núcleo de convivência é a família. Filhos que obedecem seus pais terão bons relacionamentos com o resto do mundo. Pais que não levam seus filhos à ira formarão pessoas equilibradas e felizes.

A conversão do coração, de pais a seus filhos e dos filhos a seus pais, fará um encontro que Deus almejou desde a criação do homem. O pecado então apaga a trilha, desfaz o caminho e enegrece a luz que outrora apontava a direção de um coração ao outro. Mas… Glória a Deus por Jesus, a luz dos homens.

A luz de nosso Senhor aponta ao filho o caminho da obediência. Mostra aos pais os perigos da escuridão que estão diante dos passos de seus filhos.

Na luz, filhos verão que obedecer aos pais não é ordenança de capricho, mas caminho de vida. Na luz, pais verão que guiar seus filhos não é fardo, mas missão dada por Deus.

Portanto, a proposta de Deus para a família vai além da lei quando se torna fruto da Graça.

Na estrutura de pais que honram a Deus cumprindo a missão, de mães que auxiliam nesta missão e de filhos que obedecem seus pais, fará uma transformação em nossa sociedade, através de pessoas de caráter, gente de Deus, que testemunham nos caminhos trilhados dos corações de pais e filhos, unidos em Deus através do Espírito Santo, a saída de um mundo que sofre para a vida feliz em família.

Portanto, sigamos esta palavra da Palavra: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6.1-4)

Repito, graças a Deus por Jesus Cristo.

Pr. Bruno Barroso

Pastor Auxiliar