Estudos e artigos

Ore pelo impossível

Depois que Jesus disse aos seus discípulos, por causa do jovem rico que não quis seguí-lo, que era mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus, os discípulos indagaram: “Sendo assim, quem poderá ser salvo?” A resposta de Jesus revela uma das verdades mais básicas para qualquer pessoa que deseja viver numa relação de fé com Deus: “Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível”. (Mat. 19:26).
Depois do Êxodo, Deus se apresenta ao povo de Israel como “O Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito”, ou seja, o Deus que fez algo impossível em favor do seu povo, para que eles pudessem cumprir Sua vontade. Ele fez que um bando de ex-escravos derrotasse o poderoso exército do faraó do Egito. Este é o nosso Deus, para quem tudo é possível, e que, para cumprir o seu propósito na vida do seu povo, faz aquilo que é humanamente impossível.
Várias vezes, Jesus, ao falar aos seus discípulos sobre a fé, usou expressões como “mover montes”, (Mat. 17:20, 21:21; Mac. 11:23), e mover árvores (Luc. 17:6), ensinando-os que, embora eles não fossem fazer isto de maneira literal, iriam realizar coisas igualmente difíceis e aparentemente impossíveis. Em Marcos 9:23 ele declara que “tudo é possível ao que crê”. É interessante notar que os discípulos, ao falarem acerca da fé que realiza milagres ou faz coisas humanamente impossíveis, passaram a usar a expressão “mover montes” (I Cor. 13;2).
Atos 12 revela um momento quando Deus “moveu um monte”, fez algo humanamente impossível em favor do seu povo. Herodes, para agradar a liderança judaica, tinha mandado matar a Tiago, irmão de João, e colocou Pedro na prisão, fortemente vigiado, “preso entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta” guardando o cárcere (v.6). Porém, o texto nos diz que “havia oração incessante a Deus por parte da Igreja a favor dele” (v.5). No meio da noite, um “anjo do Senhor” acorda Pedro; as cadeias, miraculosamente, caíram das mãos dele, eles passaram pelas duas sentinelas, e, ao chegarem ao portão de ferro, este se abriu “automaticamente”. Demorou um tempinho para que o próprio Pedro entendesse o que estava acontecendo, e quando ele chegou à casa de João Marcos, onde a igreja se encontrava em oração a seu favor, os discípulos declararam que Rodes, a criada que anunciou que Pedro estava batendo à porta, estava louca (v.15). Pedro fala que “Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes”, fez algo impossível.
Nós devemos nos dirigir a Deus com a certeza de que para Ele nada é impossível, que Ele tem prazer em atender a oração do Seu povo e nos exortou a “pedi e dar-se-vos-a; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos- á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mt. 7:7-8).

Pr. Rosifran Macedo |   rosifran@amem.org.br