Menu

Pr. Jeremias

Orar, deitar, dormir, descansar, renovar

Foto: Onices Maier

“Eu me deito e durmo. Depois levanto-me – descansado e confiante. Não sinto medo diante dos milhares que me hostilizam, que me atacam de todos os lados. A ajuda certa vem do Eterno. Sua bênção cobre seu povo.” (Salmo 3.5,6,8) – ( A mensagem)

“Agora me deito para dormir, guarda-me, ó Deus, em seu amor; se eu morrer sem acordar, recebe minha alma, ó Senhor. Amém.”

Esta é uma antiga oração cristã que os pais crentes oravam com seus filhos antes de dormirem. Uma geração inteira foi instruída a orar assim por intermédio de seus avós. Fui criado dessa forma: Num lar que ensinava e “cobrava” com palavras e com o exemplo. “Seo” Anatalão, meu pai e Dona Ilca, minha mãe, tinham esse bom hábito de orar com os filhos e filhas.

Orar e depois dormir. Minha mãe, D. Ilca, 90, e Rutinha, minha irmã, 65, oram juntas todas as noites antes de se deitarem. As coisas mudaram demais… Nem todos pais crentes oram com os filhos antes de eles dormirem. E nem oram juntos marido e mulher. E muita gente boa, depois que oram, ao invés de meditarem e pensarem no Senhor e suas eternas promessas, vão para o Facebook, “zap” ou algum filme.

Há pessoas que são como irracionais. Deitam sem uma palavrinha de oração. Então, antes de deitar, orar e logo, com a graça de Deus, dormir. Claro que ao deitar, geralmente, as recordações do dia passam na alma: pecados, prazeres, desprazeres, lutas, vitórias, um certo ar de insatisfação com nós mesmos, talvez. Também lembramos as bênçãos recebidas, o cuidado e a providência do soberano Senhor e nossa alma manifesta ações de graças.

Orar, deitar, dormir e renovar.

Muitos deitam e não dormem. A alma intranquila, a vida sem horizontes, sem senso de utilidade, sem esperança, sem perspectivas. Ansiedade, amargura, tristeza, tudo isso rouba o sono. Que seus últimos pensamentos do dia não sejam o mal contra você mesmo ou contra alguém. Sejam para o Senhor.

Muitas vezes os médicos recomendam algum leve tranquilizante ou um chá. Há ciência a serviço dos filhos de Deus também. Mas quando há aquele monte de remédios para dormir e não se dorme, é importante tratar bem a alma e os pensamentos.

Para a renovação das forças, precisamos do sono. O grande Autor da vida e da salvação também nos concede essa bênção: a bênção do sono. Assim, podemos deitar, dormir e acordar, porque o Senhor nos sustenta e assim nos permite acordar refeitos para enfrentar um novo dia.

Mas, como na oração das crianças, no início, há uma possibilidade de deitar, dormir e morrer sem acordar. Se estamos em Cristo, aceitamos que pode-se morrer dormindo sob os cuidados de Deus e quem assim morre, acorda na Eternidade. Aí, significa que findou a nossa luta e entramos no dia que não tem mais noite, e com o Senhor estaremos para sempre.

Louvado seja o Senhor por esta riquíssima esperança.

Inspirado pela uma leitura de um dos livros de Rev. Wilson de Castro Ferreira, que foi meu professor no Seminário Presbiteriano do Sul (1975-1976) e o primeiro diretor da Luz Para o Caminho. A partir dele nasceu o programa Cada Dia. Nasceu na cidade de Serra do Salitre, em Minas Gerais, no dia 17 de junho de 1913 e faleceu em Goiânia, no dia 10 de março de 2007, aos 93 anos de idade.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular