OITAVA PELO MUNDO: TRANSMISSÃO ONLINE DOS CULTOS LEVA A MENSAGEM DE DEUS AOS QUATRO CANTOS DO PLANETA

Usada como um importante instrumento de evangelismo, a transmissão dos cultos ao vivo alcança milhares de pessoas pelo mundo.

capturar30De Belo Horizonte para o mundo. Dentro da missão de ser parceira na evangelização mundial, as pregações, cultos, congressos e todo tipo de evento realizado pela Oitava Igreja Presbiteriana são transmitidos ao vivo e online pelo canal no YouTube e pelo site da igreja.

Estados Unidos, Portugal, Suíça, Reino Unido, Argentina, Japão, Namíbia… e uma série de outros países também assistem aos vídeos e participam dos cultos através da internet. São antigos membros da igreja que saíram do país e continuam acompanhando os trabalhos, ou pessoas que nunca estiveram por aqui, mas que são “ovelhas virtuais” de nossos pastores.

As transmissões começaram há cerca de três anos, e hoje, contempla todos os cultos da semana na Oitava Igreja. Feita com equipamentos de ponta, ela leva as pregações e orações a cinco continentes. Além disso, os cultos e palestras também são disponibilizados online na plataforma, mesmo após o evento.

Os cultos ao vivo são utilizados como uma importante ferramenta de evangelização pela igreja. Eles aproximam o membro que, por alguma circunstância não pôde comparecer ao culto, e levam a Palavra de Deus àqueles que ainda não O conhecem ou se afastaram, tudo isso através de um ambiente tão acessível como é a internet hoje em dia.

De acordo com o responsável por este trabalho aqui na Oitava, o auxiliar de mídia, Wagner Barroso, a equipe de transmissão percebeu que o número de pessoas que assistem ao vivo, mesmo não membros, cresceu consideravelmente. Ele destaca que, apesar disso, “independente da quantidade de pessoas, se houver uma pessoa assistindo, estamos fazendo um papel de evangelização, que é o nosso objetivo”.

Wagner comenta que o público interage com comentários, pedidos de oração e lembranças da igreja. “Houve uma participação através da transmissão. Há casos da pessoa vir à igreja por isso, porque conheceu pela transmissão. Constantemente o operador era abordado por pessoas falando sobre isso durante o culto. Então, muitas pessoas conheceram pela transmissão, vieram visitar e ficaram como membros”, explica.

COMO É FEITO?

Antes de colocar o culto ao vivo na internet, é feita uma preparação de todos os equipamentos necessários para a transmissão. Wagner Barroso, chama o processo de configuração de evento.

Segundo ele, o operador responsável pelo culto deve começar o processo, pelo menos, 40 minutos antes do horário de início do evento. Ele usará este tempo para posicionar as três câmeras que fazem a cobertura de toda a igreja, configurar a TriCaster (que é um equipamento que permite a transmissão em HD e possui funções de legenda e ajustes na imagem) e soltar a notificação do vídeo ao vivo.

Atualmente, este operador fica na cabine de vídeo, localizada na galeria do templo, controlando a TriCaster, definindo as câmeras, ângulos e cortes durante toda a transmissão. Ao final do evento, ele fecha o vídeo com uma vinheta de encerramento e recolhe todos os materiais.

24 horas depois do procedimento ao vivo, o vídeo postado no YouTube é editado, deixando apenas o período de pregação, por motivos de direitos autorais das músicas do louvor, mas principalmente, porque o foco principal dos vídeos é a mensagem do evangelho falada durante o sermão.

QUEM FAZ?

Para transmitir todos os cultos pela internet, a Oitava Igreja conta com uma equipe de voluntários. Hoje, são cinco pessoas neste grupo que apoia o funcionário Wagner Barroso. Normalmente, os voluntários atuam nos cultos de domingo.

Para se voluntariar é necessário ser membro da Oitava, ter acima de 19 anos e passar por um treinamento. Assim, mesmo quem não está diretamente ligado à área pode aprender sobre manuseio e configuração das câmeras, enquadramento, edição e operação da TriCaster.

Wagner ressalta a importância do voluntariado para a igreja: “Todo trabalho que você faz em uma igreja é um serviço para a obra. Você não está fazendo para a igreja, é para Deus. Você atinge pessoas que nunca vai conhecer ou que você vai conhecer com ela chegando aqui [na igreja] e batendo nas suas costas ao descobrir que você que transmitiu aquele vídeo que apresentou a igreja à ela, o que já aconteceu com a gente”.

Se você deseja ser um voluntário na transmissão dos cultos ao vivo, procure o setor de comunicação da igreja e inscreva-se. Participe de um trabalho de evangelismo e aprenda uma nova profissão!

| Ana Carolina Vitorino |