Menu

Pr. Jeremias

Oitava 45 anos | Ano da Generosidade

Organizada aos 25 de maio de 1969, com cerca de 70 pessoas entre adultos, jovens e adolescentes e 30 crianças incluindo as de colo, a Oitava Igreja Presbiteriana tinha seu endereço na Rua Itamogi 70, Bairro Floresta – até 1996. A primeira década foi muito difícil para a igreja, pois ao final de 1978 ela contava com uma frequência de 50 pessoas entre adultos e crianças. Neste Ano chegou Rev. Wilson de Souza e D. Noemi sua esposa. Rev. Wilson tinha 58 anos de idade e o Senhor Jesus começou uma obra de revitalização da igreja. Rev. Wilson, nosso pastor amado, veio a falecer dia 31 de dezembro de 1989.
Em 1982, chegamos: Pr Jeremias e Ana Maria Pereira. Casamos no ano 1982. Viemos para servir entre outros aspectos com jovens e adolescentes. Buscar a restauração da mocidade (20 jovens) e fortalecer a Upa (união presbiteriana de adolescentes) que tinha cerca de 35 liderados por dona Noemi e auxiliada por Ana Maria. O ministério infantil era coordenado por Helenita Borja. Foi uma década de oração, jejum, muito trabalho e o favor do Senhor. A igreja cresceu para mais de 350 membros com frequência de 400 e dois cultos se fizeram necessários. Nosso templo cabia aproximadamente 220 pessoas. Foram anos da igreja tornar sua liturgia mais contemporânea, testar modelos de evangelização como o “Celebrai!” – eventos inéditos focados no louvor e na pregação. A Oitava se tornava conhecida na cidade. No final da década de oitenta compramos os terrenos no bairro palmares.
Anos 90 foram os anos de conquista, progressos, dores e tristezas. O endereço da Oitava mudou da Rua Itamogi, 70 – bairro Floresta, para a rua Nestor Soares de Melo, 15, Bairro Palmares, em 1996. O templo para 800 lugares construído de 1990-1995. A igreja conviveu com as dores da mudança: membros que não vieram, outros que saíram, muitos que chegaram. Tempos de enfrentar pecados escandalosos de membros, tempos de seguir caminhando com fé e certeza de que Deus é maior. Tempos de dor: Ana Maria faleceu no início dos anos 2000, vítima de um câncer. Tivemos 3 filhos Jeremias Junior, Lucas Davi e Ciro Daniel. Nos anos 90 surge o Desperta Débora a partir da Oitava Igreja – movimento de oração de mães em favor dos filhos que se espalhou por mais de 30 países e continua crescendo. Coordenado pela Mocidade para Cristo. Também em 1994 – surge o CPL – Congresso de Pastores e Líderes focado no despertamento espiritual dos pastores e das igrejas. O CPL completa este ano seus 20 anos onde já alcançou e fortaleceu milhares de obreiros em todo o Brasil.
Anos 2000, tempos de reconstruções variadas. Era preciso restaurar a alma e as emoções da Oitava, reconstruir o Ministério e a família. E o Senhor então me deu a benção de casar, em, 2001 com Cláudia Maria, que já tinha uma filha; Rúbia Mara. Tempos novos. Tempos de novas caminhadas, aventuras, crescimento e novas alegrias na vida, no ministério, na família e na igreja.
Em 2001 o conselho (pastores e presbíteros) escreveu a missão da igreja e a visão da igreja:
Missão: ser uma igreja de alto impacto no mundo, fazendo discípulos em todas as nações.
Visão: ser uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de Pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo.
A Oitava alargou fronteiras. A membrezia cresceu, são mais de 4.500 membros. Seu ministério cresceu, seu impacto na cidade cresceu. Sua influência global cresceu. Ampliou, remodelou e revitalizou ministérios: mulheres, ação social, crianças, juventude, adolescentes, jovens adultos, família, missões, integração…etc); fortaleceu sua Escola bíblica; plantou igrejas; fez e mantém parcerias com outras igrejas e organizações que estão buscando que a “Sua glória encha toda a terra”. Temos parcerias nos 5 continentes e estamos comprometidos em alcançar os menos alcançados do Brasil: Indígenas, Ribeirinhos, Sertanejos, Quilombolas, Ciganos, Imigrantes, os mais ricos e os mais pobres de nossa pátria. Investe para o desenvolvimento do pastoreio, comunhão e evangelização em pequenos grupos a partir dos lares: Os Gcois – Grupos de Crescimento da Oitava.
Na virada da primeira década dos anos 2000 compramos novos terrenos ao redor do templo – lugar para estacionamentos e novas instalações que serão construídas para realizar o ministério que o Senhor nos tem confiado e confiará.
Olhando para traz. Gratidão e celebração. São milhares de pessoas que tem sido salvas, edificadas e inspiradas pelo ministério da Oitava Igreja. Pastores, presbíteros, diáconos e uma gama de líderes capacitadores e dedicados que ao lado de milhares de membros, servem diariamente, com alegria e na força do Espírito Santo e por isso as coisas na Oitava tem prosperado.
Olhando para frente. O sonho e o desafio de ser uma igreja relevante para Cristo; ganhar a cidade; formar as novas gerações; formar e discípular as novas famílias; despertar, treinar, mentorear e apoiar os novos líderes; ser grande o suficiente para ter um impacto na cidade, no país e no mundo. Ser pequena o suficiente para cuidar de cada pessoa nos Gcois – nossos grupos pequenos, nossas células – os grupos de crescimento da Oitava.
Olhando para cima. O louvor, ao honra, a glória e a gratidão a nosso Senhor Jesus, cabeça e comandante da igreja, das mãos de quem vem toda boa dádiva e todas as bênçãos. Sabendo que coisas novas estão por vir. Aleluia!

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br