O VALOR DE CONGREGAR

Foto: Larissa Yoshimura

A igreja é a comunidade eleita e chamada pelo Deus Pai para a vida eterna, salva pela obra vicária de Cristo e selada, fortalecida e encorajada pelo Espírito Santo. Ela tem sua união com Cristo e em Cristo. É enviada pelo Deus triúno para proclamar o evangelho e prefigurar a qualidade da vida do Reino de Cristo na expressão da vida em conjunto e em seu amor uns para com os outros.

A Igreja de Cristo é formada por aqueles que ouvem a Sua voz e O seguem. E assim formam o rebanho de Cristo. Ela é global (católica, universal), invisível, atemporal, completa e perfeita. (Ef 1.22-23 e Cl 1.18). É o corpo, a noiva, a casa, o templo e a família de Deus, fora da qual – a igreja invisível – não há salvação. Nela os eleitos confessaram, confessam e confessarão Cristo como único e suficiente salvador e Senhor e, por Cristo, permanecem unidos a Ele e unidos uns aos outros. Unida pela fé, adora, aprende, ama, segue, serve e aguarda a volta de Cristo.

A igreja tem sua expressão visível por meio das pessoas que publicamente declaram sua fé no Evangelho de Cristo, reúnem com regularidade, aprendem das Sagradas Escrituras, participam dos sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor), procuram viver em santidade e pureza na sua conduta e conversação e podem ser chamados os santos visíveis. Santos – separados para serem de Cristo.

A igreja visível tem suas múltiplas manifestações locais e no ambiente religioso de hoje, podem ser denominacionais, históricas, conservadoras, pentecostais, comunidades… etc. Ora, todo aquele que confessa a Cristo deve congregar numa igreja visível (Hb 10.24-25).

Alguns dizem que não querem saber de “igreja”. Não há a menor chance de ser crente fora da igreja invisível. Mas quem é da igreja invisível deve ser da igreja visível. Procure uma igreja visível para congregar caso você seja nascido de novo. De preferência, é claro, aqui na nossa Oitava Igreja.

A igreja de Cristo tem sua expressão visível. A comunhão, a adoração, o estudo da Bíblia, a oração, o encorajamento, o amparo, o missionar junto com outros irmãos é uma sustança.

Igrejas visíveis são limitadas: “já” experimentaram/experimentam o poder do mundo vindouro mas “ainda não” em plenitude. Há falhas, erros, desatenções, pecados, escândalos que entristecem a todos nós. Mas a bênção é muito maior. Cristo, o centro da vida e de toda criação, está no meio das igrejas apesar das igrejas. Em igrejas visíveis temos os religiosos que ainda não se converteram (Podem até ser líderes. Só Cristo sabe quem são suas verdadeiras ovelhas), temos pessoas em diferentes níveis de maturidade e crescimento espiritual e personalidade.

Se você é solteiro, encontrará companheirismo. Se é casado, fortalecerá seu casamento. Se já tem filhos, terá ajuda para criar sua ilustre família.

Resolva seus estresses, guerrilhas, guerras, mimimis, “quizumbas” e/ou justas broncas com igrejas, sua ex-igreja ou sua atual igreja – se tiver, é claro – encontre sua comunidade de fé e sirva ao Senhor ao lado dos irmãos e irmãs com alegria.

Lembre-se: seu testemunho, seu amor, sua alegria, seus dons, sua presença, sua bondade, generosidade, orações e abraços nos fazem muuuiitaa falta. A igreja só é fortalecida, avança e melhora com a cooperação de cada um. Foi o que Cristo estabeleceu.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular