Menu

Pr. Jeremias

O Jeitinho Brasileiro

07-bandeira-brasil

Estudiosos dizem que isso, o chamado #jeitinhobrasileiro, é parte de nossa identidade nacional e envolve pelo menos três aspectos básicos:

1) criatividade, improvisação.

2) corrupção, um jeito de levar vantagem desonestamente.

3) quebra de todo decoro e normas sociais para se autobeneficiar.

A criatividade e a improvisação têm seu lado extremamente positivo, se usadas bem e para o bem. São demonstradas na capacidade de resolver problemas, é o famoso “jogo de cintura” sem usar de corrupção e sem violar as leis e as normas sociais. Busca sempre uma saída e uma solução com tino extremamente criativo. Por isso se diz diante de qualquer dificuldade: “vamos dar um jeito nisso”.

Mas o #jeitinhobrasileiro é mais divulgado pelo seu lado negativo, o que nos faz sentir vergonha e constrangimento. É usado com aquele ar de malandragem e desonestidade. É usado para “se dar bem”, agindo de modo criativo, mas mentindo, enganando até mesmo de modo bem-humorado, para obter benefícios pessoais, burlar a lei e sair por cima, achando que todos os que procedem honestamente são uns tolos. Esse estilo de vida pode e tem, lamentavelmente, sido um modo de alguns que se declaram “crentes” agirem em seus negócios. E todos nós estamos sujeitos a resvalar os pés nesse quesito.

O #jeitinhobrasileiro negativo é demonstrado em atitudes morais relativistas, um cinismo impressionante e ações de delinquência operacionalizadas tanto às claras quanto às escondidas. São vistas em ações como: furar fila, votar no lugar de um defunto, estacionar em lugar proibido e até em questões como a criatividade para desviar e sumir com grandes somas de recursos financeiros que chegam à casa dos bilhões.

A conversão a Cristo é que muda a inclinação do nosso coração: de um coração desesperadamente corrupto para um coração que deseja obedecer ao Deus vivo, se submeter às Sagradas Escrituras, buscar e depender da ação do Espírito Santo, se abrir humildemente para aceitar ser confrontado, admoestado e disposto a prestar contas e mudar de vida quando instruído, orientado e/ou apanhado em alguma falta. O discipulado de Cristo, sem dúvida, auxilia qualquer pessoa a vencer o lado escuro do #jeitinhobrasileiro na vida pessoal, em seus negócios e afazeres diários.

Na vida nacional a ação intensa dos órgãos de controle, a pressão popular, a ação cívica, harmoniosa e honesta dos três poderes da república e as orações de homens e mulheres tementes a Cristo são fundamentais para estancar a ação corrosiva do “jeitinho brasileiro” que leva à corrupção.

 

PS: Muita gratidão. Muita! Hoje completo 61!! 

Salmo 126   –   27.03.2016

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br