Menu

Estudos e artigos

O generoso Deus nos capacita com talentos naturais

Qual é o seu talento? Você tem algo em especial que gosta de fazer e faz bem? Não? Pense direito! Certamente, Deus deu a você um talento natural. Às vezes, demoramos para perceber que temos uma habilidade, um talento que nos diferencia. Todos os talentos, mesmos os naturais, precisam ser desenvolvidos. Na maioria das vezes, eles são desenvolvidos de forma inconsciente. Gostamos de determinada tarefa e por isso nos dedicamos à ela, e à medida que nos envolvemos com essa determinada atividade, vamos aperfeiçoando-a cada vez mais.
Há um programa na TV brasileira chamado “Qual é o seu talento?” que concede a chance para muitas pessoas mostrarem o que sabem. Em programas como esse, vemos como Deus é generoso ao dotar as pessoas com talentos tão admiráveis. Mas em contrapartida, é muito triste perceber que a maioria dessas pessoas não reconhecem que os seus talentos são um presente de Deus e, consequentemente, não estão nem um pouco preocupadas em usá-los para o bem dos outros e para a glória de Deus.
Assim é a alma humana, ingrata e egoísta. Mas quando somos alcançados pelo Espírito de Deus, tudo isso precisa mudar em nós. Os nossos talentos ganham utilidades mais amplas e diversificadas. Passamos a entender o porquê de termos recebido tal habilidade, Deus desejou que fôssemos úteis na vida das pessoas e no Reino dEle.
No livro do Êxodo 35:30-35 temos o registro de que as habilidades naturais vem do Senhor e que precisam ser utilizadas para a obra dEle, veja que texto interessante:
Disse então Moisés aos israelitas: “O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e lapidar pedras e entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal. E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros. A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes de projetar e executar qualquer trabalho artesanal.
Vejamos o que este texto nos ensina acerca dos talentos que o Senhor nos concede:
1) Eles receberam um talento do Senhor e o desenvolveu – Eles desenvolveram o talento que receberam de tal modo que eram capazes de trabalhar com qualquer tipo de material, como por exemplo: ouro, prata, bronze, pedras, madeiras, tecidos, couros, pelos de animais e todo tipo de trabalho artesanal.
2) Eles compartilharam o que sabiam com outras pessoas – Haviam outras pessoas que igualmente tinham habilidade suficiente para aprenderem a trabalhar com o artesanato. Aoliabe e Bezalel além de serem talentosos para trabalhar, também eram ótimos professores e assim compartilharam com outras pessoas a experiência que tinham.
3) Eles estavam prontos para grandes projetos – Apesar do Tabernáculo ser cheio de detalhes, medidas e variadas peças, esses servos do Senhor estavam prontos para executar o projeto. Quando desenvolvemos os nossos talentos e os colocamos na mão do Senhor, certamente ele nos usará!
E agora, você está pronto para responder quais são os seus talentos? O Deus Criador capacitou você com talentos naturais. Ao identificá-los, desenvolva-os conscientemente, depois multiplique-os compartilhando com outras pessoas e por fim, deixe-os na mão do Senhor.

Pr. Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br