Menu

Estudos e artigos

O Doador da Paz

Final de ano, não tem como não lembrar das palavras “AMOR”, “PROSPERIDADE”, “SAÚDE”, “PAZ”, “ALEGRIA”, “FELICIDADE” e muitas outras que estão tão presentes em nosso vocabulário ao desejar aos outros um ano novo cheio de coisas boas.

“O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo tempo e de todas as formas” (2 Tessalonisences 3.16)

Há também uma expressão muito usada, que é: “Ano Novo, Vida Nova”. Isso quer dizer que é tempo de fazer uma avaliação da vida para renová-la para o próximo ano. É necessário colocar na balança um monte de coisas, coisas boas e ruins. Muitos planos que se concretizaram e outros que ficaram só no papel; outros que não constavam nem na mente, mas aconteceram como parte daquelas coisas boas que o Eterno faz em nossas vidas.
Certamente, o “Ano Novo” sempre será uma oportunidade para tomar decisões que construirão melhor a nossa vida. Mas ao buscar uma “Vida Nova”, precisamos ter certeza que estamos em direção ao rumo certo. Decisões erradas podem arruinar a nossa vida ou no mínimo desperdiçar um tempo precioso que não voltará nunca mais.
Eu sei que não é simples tomar decisões. Mas de uma coisa eu tenho certeza, Jesus Cristo é o rumo certo para a nossa vida! Aprendi isso, de forma consciente e com muita convicção, aos treze anos de idade. Dos treze anos pra cá, já tomei muitas decisões erradas que me fizeram amargar na hora da colheita, mas, pela misericórdia de Deus, nunca renunciei a decisão que fiz aos treze anos: “Jesus, Tu És o meu dono, quero viver pra Ti todos os dias da minha vida”. Esta decisão é a que nos permite ter a verdadeira Nova Vida, pois “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2Co. 5.17).
Das palavras que destaquei no início deste texto, todas elas podem ser perfeitamente aplicadas em Cristo, mas quero destacar a palavra PAZ. Talvez, esta seja uma das maiores buscas do ser humano. É possível que o anseio de uma “Nova Vida” se deva a insatisfação com a falta de paz na vida, seja no presente ou no passado. A falta de paz pode atingir a todos, sem ela perdemos a tranquilidade, somos envolvidos pela ansiedade e, consequentemente, nos afastamos da confiança de que o Senhor cuida de nós.
A Bíblia diz que Jesus é o Presente de Deus para nós (João 3.16) e também afirma que Ele é a nossa Paz (Efésios 2.14); Paz para todas as circunstâncias. Logo, Deus Pai é o grande doador da Paz que tanto precisamos.
Não busque paz nas realizações da vida, nem na saúde, nem na “tranquilidade” da prosperidade financeira, mas busque a verdadeira Paz para a sua alma em Jesus Cristo, como diz o coro do hino “Wonderful Peace”:
Paz, paz, quão doce paz!
É aquela que o Pai me dá,
Eu lhe peço que inundes pra sempre o meu ser, Desta paz e do amor celestial.
Que Deus lhe conceda a Sua doce paz!

Pr. Iury Guerhardt  | priury@oitavaigreja.com.br