O compromisso faz toda a diferença

“Tudo o que vale a pena ser feito, merece e exige ser bem feito.”   |  Phillip Yancey

Diz uma lenda que um sultão convocou os seus sábios e pediu um resumo da sabedoria do mundo. Os sábios trabalharam, trabalharam, trabalharam, e trouxeram um livreto de vinte páginas: “Eis aqui, senhor, o resumo de toda sabedoria da humanidade”. O sultão olhou com desprezo para aquele volume e disse: “É muito longo, não vou dar conta de decorar tudo isso. Trabalhem mais”.

Após várias semanas de intenso trabalho, os sábios regressaram com uma folha escrita. Novo desprezo, e agora o sultão deu uma ordem mais severa ainda: “Não regressem aqui sem algo que seja rápido para decorar e nunca mais esquecer”. Tempos depois, os sábios regressaram com uma frase, que era o sumo da sabedoria do mundo. E a frase era: “Não existe almoço grátis!”

Isso significa que tudo na vida exige esforço, trabalho, disciplina e perseverança. Se você comeu de graça, alguém pagou a conta.

Ninguém edifica uma família sem muita oração, renúncia, investimento de tempo, quebrantamento, leitura de bons livros, observação de casais e famílias saudáveis, e aquele compromisso interior de ser fiel, leal e de levar a bom termo essa família. Ninguém edifica uma empresa sem muita dedicação, trabalho árduo, oração, atualização, visão de marketing, disposição de levantar cedo e deitar tarde, fazer economia, não gastar o patrimônio da empresa com carros novos e ou outros luxos pessoais.

Uma igreja somente será edificada e crescerá se houver o compromisso de cada um dos seus membros:

1. Compromisso com Deus: Vida de oração e obediência. Vida de santidade e zelo pelo bom nome do Evangelho. Vida interior intensa e madura. Vida que é muito mais do que atos religiosos. Vida que flui de um relacionamento com o Deus vivo.

2. Compromisso com sua comunidade local: Vivemos dias de intensa frouxidão nos padrões e compromissos. Pessoas que não respeitam outras pessoas, quando sistematicamente atrasam, sempre pedem desculpas, mas não mudam. Os padrões morais afrouxaram tanto que cenas de nudez na TV, nos outdoors, jornais etc., são vistas diariamente. O “ficar” se tornou, infelizmente, uma característica comum de adolescentes e jovens. Falta compromisso com a verdade e com os padrões de Deus. Isso influencia todo o comportamento e todos os níveis de relacionamento.

É comum também ver pessoas que pensam assim: “Segunda-feira! Hoje eu quero ver demônio cair. Então hoje vou numa igreja que isso acontece. Terça-feira. Hoje eu preciso de uma palavra sobre um problema que tenho que resolver amanhã, logo, vou naquela reunião na casa do profeta tal ou da profetiza fulana de tal. Quarta-feira! Hoje eu quero uma reunião de poder, logo, vou a uma igreja que ‘tem de tudo’. Quinta-feira! Ah! hoje eu preciso de uma cura interior. Tenho que ir naquele lugar onde eles estão ministrando… vai ser demais. Sexta-feira! Hoje, se eu não for com aquela turma no monte, vou descansar e pegar um cineminha, porque ninguém é de ferro. Sábado! Ah, hoje estou afim de louvorzão, vou naquela reuniãozona. Domingo! Ah, hoje eu quero é Palavra. Vou lá na minha igreja, porque Palavra é lá mesmo!”

Irresponsabilidade! Futilidade!  Superficialidade! Não entenderam as demandas do Evangelho, nem de todo o Novo Testamento.

Você, meu irmão, não apoie nem encoraje essa iniciativa ou comportamento. Exorte essas pessoas e mostre-as, com o seu exemplo e sua vida, que, para a igreja crescer e fazer diferença na cidade, é mister compromisso, participação, envolvimento na vida da congregação. É pagar o preço de conviver com os irmãos. É estar debaixo de uma liderança espiritual a qual você deve prestar obediência e a quem você deve ministrar.

Nenhuma igreja crescerá se não houver compromisso de cada um dos seus membros!

Pastor Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br