Menu

Estudos e artigos

O amor de Cristo nos constrange

Informativo_Oitava_IPBH_vitrine3101

“Pois o amor de Cristo nos constrange…”

2 Coríntios 5.14a

Amar e ser amado é algo maravilhoso. Quando amamos de verdade, somos capazes de fazer tudo por quem amamos. Nada é difícil, nada é complicado. Trabalhamos arduamente, engolimos sapos, ficamos sem dormir, pensamos em como podemos agradar, damos presentes, promovemos conforto mesmo que isso nos cause desconforto, abrimos mão de comer bem para que quem amamos possa comer mais e melhor. Enfim, por amor nos sacrificamos.

Mas quando dizemos que nos sacrificamos por alguém, certamente ainda ficamos muito distantes do que Deus em Cristo fez por nós. A Bíblia diz que Ele, literalmente, se sacrificou por nós, morreu em nosso lugar. E fez isso por amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)

Com isso Deus tinha um propósito que não tem a ver somente com o nosso destino eterno, mas também com a maneira como vivemos hoje: “e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Co 5.15). Em Cristo somos nova criatura, em Cristo tudo muda e ganha novo significado.

Quando o apóstolo Paulo afirma que o amor de Cristo o constrange, ele o fez para explicar a frase anterior: “Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós outros” (2Co 5. 13). Os versículos 13 e 14 são traduzidos pela Bíblia “A Mensagem” da seguinte forma: “Se eu agi loucamente, fiz isso por Deus; se eu agi de maneira sensata, foi por vocês. O amor de Cristo me impulsiona a tais extremos. Seu amor tem a primeira e a última palavra em tudo que fazemos”.

Como podemos permanecer indiferentes ao maravilhoso amor de Deus? Como podemos receber tanta vida e gastá-la fora da vontade de Deus? Jesus morreu para nos dar vida de verdade e transformar o nosso coração e o nosso modo de viver. Não merecíamos e continuamos não merecendo o Seu amor, basta dar uma olhada mais cuidadosa em nós mesmos. Quantas coisas para corrigir e melhorar! Por isso a Palavra de Deus afirma que é pela graça, pelo amor incondicional de Deus.

Isso é impactante! Isso é constrangedor! Isso é impulsionante! O que Cristo fez por nós por meio da sua vida, ensino, morte e ressurreição deve nos impulsionar a nos entregar por completo a Ele e aos outros. Fomos amados, perdoados e salvos, por isso devemos também amar, perdoar e ser instrumento nas mãos de Deus para salvar.

Hoje, atenda e replique o apelo de Paulo: “Por amor a Cristo lhes suplicamos: RECONCILIEM-SE COM DEUS”. (2 Co 5.20)

Pastor Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br