NOSSA VISÃO

8cUMA IGREJA BÍBLICA

Ser uma igreja bíblica implica, antes de tudo, ser uma igreja que conheça e que tenha suas ações pautadas nos princípios e valores bíblicos. Implica no compromisso de dia a dia conhecer mais das promessas e da dinâmica que o Eterno Deus trabalhou no passado e quais as lições e aplicações destas verdades para nossos dias e, principalmente, sua aplicação para nossa vida pessoal e para nossa família.

Neste sentido, somos desafiados à prática devocional da leitura diária das Escrituras, o meditar em sua aplicação diária e a vivência destas verdades no nosso cotidiano.

UMA IGREJA ACOLHEDORA DE PESSOAS

Há um lugar para você e sua família na Oitava Igreja. Pessoas de diferentes temperamentos, personalidade, idade, escolaridade, nível social, estado civil e etc., formam esta comunidade da fé, que se reúne em nome e por causa da obra vicária de Jesus Cristo.

A igreja como Corpo de Cristo tem o compromisso de, apesar desta diversidade, vivenciar a unidade em Cristo. A Oitava Igreja procura se estruturar de tal modo que cada um possa ter a oportunidade de se integrar e viver com os irmãos os propósitos de adoração, comunhão, discipulado, serviço e missão. Igreja, no sentido bíblico, só se realiza quando uma pessoa que confessa a Cristo é acolhida e se torna acolhedora e a comunidade se transforma em uma família que vence a falsidade, anda na verdade e que os irmãos podem dizer: Eu preciso de você, querido irmão! Vencer o individualismo com renúncia, simpatia, perdão e amor, este é o nosso desafio e nossa oportunidade! (Romanos 10.12; Gálatas 3.28; 1 Coríntios 12.13; Colossenses 3.11).

UMA IGREJA CONTEMPORÂNEA

É uma igreja que procura responder às perguntas de sua geração, tendo como fundamento as Sagradas Escrituras; que reconhece a depravação humana e, por causa disso, está debaixo do juízo de Deus e cuja única escapatória é a obra redentora de Cristo, que se torna eficaz através do Espírito Santo, que é quem faz a pessoa nascer de novo.

Uma igreja que convoca seus fiéis a viver em santidade para a glória de Deus e bom testemunho diante dos homens, procurando fugir do legalismo e do liberalismo; que define igreja como a comunidade dos fiéis e não como o templo (casa, edifício); que não negocia as verdades do evangelho; que usa a disciplina bíblica para tirar o pecado da congregação e não para humilhar as pessoas; uma igreja que mudará seus métodos de trabalho (desde que não firam as Escrituras e nem caiam no jargão – “os fins justificam os meios”), quantas vezes forem necessárias para alcançar a sua geração com o Evangelho Santo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

UMA IGREJA PRESENTE NA CIDADE

Temos nosso foco primeiro em Belo Horizonte, onde Deus nos plantou. Temos nosso endereço físico, mas nos espalhamos pela cidade com boa influência (sal e luz), através do testemunho de cada um dos seus membros, das famílias que a compõem e dos seus grupos de crescimento. A Oitava é uma igreja que ora pela cidade, pelos seus governantes e procura de alguma forma ser parceira para minimizar a dor, o sofrimento, as carências e as necessidades dela.

É igreja encorajada a servir a cidade e na cidade com seus dons e talentos, de modo voluntário, praticando diariamente atos de bondade (como grupo e como membros individualmente), para tornar a cidade um lugar melhor de se viver, onde haja bons relacionamentos entre os cidadãos e uma cidade onde haja paz e a manifestação do Reino de Deus. É igreja cidadã (cuida do ambiente, evita desperdício de água e luz, paga seus impostos, cuida bem do lixo, etc), igreja que se compadece do pobre, do sofredor, do necessitado e do perdido da nossa cidade de qualquer classe social.

UMA IGREJA PARCEIRA NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO

A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte reconhece o seu compromisso de, a partir da nossa cidade, iluminar o Brasil e as nações com o testemunho do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, agenda estabelecida por Ele mesmo, cabeça da igreja. E, portanto, tem a responsabilidade de orar, investir em dons e talentos, tempo e recursos financeiros para que isso aconteça.

Entretanto, reconhece que sozinha jamais conseguirá atingir os cinco continentes com a pregação do evangelho. Para cumprir o mandato missionário, fará parcerias e acolherá parceiros dentro e fora do país, usando alguns critérios entre os quais se destacam: o reconhecimento de Jesus Cristo como único Salvador e Senhor, a autoridade plena das Escrituras e valores bíblicos semelhantes e a paixão de evangelizar as nações. As parcerias envolvem compromisso de intercessão, treinamento, compartilhar tecnologias, pesquisas, plantação de igrejas, supervisão pastoral e até mesmo apoio financeiro, de acordo com a orientação, sabedoria e os recursos que o Espírito Santo nos conceder.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular