Menu

Pr. Jeremias

N. A. T. A. L.

holiday-atmosphere-christmas-tree-toys-lights-new-year-photo-close-up-background-wallpaper300Novidade: É a Boa Nova de que Deus desceu entre os homens. Ao nascer, Jesus se tornou o Emanuel, o Deus conosco, que está sempre ao nosso lado para nos ajudar. A mensagem dos anjos continua a mesma: “…Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2.10-11). Todos precisam saber que Jesus nasceu para Salvar, para redimir do pecado, para trazer a esperança de uma vida melhor.

Alegria: Com certeza o Natal é um momento de grande alegria. Infelizmente muitos ainda não compreenderam que a alegria de que falo não é bebida, comida ou presentes. Estas coisas são passageiras, e sua pretensa “alegria” nada mais é do que vã ilusão. O profeta Zacarias, 520 anos antes de Cristo nascer, profetizou assim: “Alegrese muito, cidade de Sião! Exulte Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento…” (Zacarias 9.9). A alegria está na certeza de que Jesus nasceu para nos trazer a paz com Deus. Sua vida teve um único propósito: Nasceu para morrer por aqueles que estavam longe de Deus, a fim de dar-lhes a esperança de uma vida com propósitos eternos, uma vida cheia de significado e significância.

Tempo oportuno: Jesus nasceu no tempo certo. Paulo vai afirmar: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4.4-5). O nascimento de Jesus proporcionou uma mudança significativa na nossa condição. As pessoas que não entregaram suas vidas a Cristo permanecem na condição de criaturas de Deus. Mas aqueles que se renderam a Cristo e o reconhecem como Senhor e Salvador de suas vidas, são tornados filhos de Deus por adoção. A noção de que Jesus veio no tempo oportuno nos mostra que Deus tem o controle da história, que se preocupa conosco e pode fazer mudanças expressivas em nossas vidas.

Amor: Jesus nasceu como expressão do amor de Deus. O evangelista João disse: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). O amor de Deus perdoa nossos pecados, nos transforma e nos dá vida em abundância. O amor de Deus restaura a humanidade decaída, dando esperança de um novo dia. Como disse o apóstolo Paulo: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo…” (Efésios 2.4-5a). Vale a pena confiar no amor de Deus.

Liberdade: O nascimento de Jesus trouxe a era da liberdade. Em Cristo somos livres do pecado. Jesus disse: “…Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado… Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” (João 8.34-36). Somos livres da culpa, já que é isso que o pecado faz. Em Cristo essa obra está completa como diz Paulo: “Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6.22-23). Esta liberdade faz com que nossas ações não sejam mais tomadas a partir de nossa natureza corrompida, maculada pelo orgulho, prepotência e vaidade. Nossas ações agora são influenciadas pelos princípios de Cristo, de modo que a nossa vida marque a existência daqueles que nos cercam.

Com certeza Natal é Jesus Cristo: Sem Ele não há sentido para esta festa. Papai Noel pode ser interessante, mas é apenas uma fantasia infantil e desnecessária. O maior motivo da festa é Jesus. Ele nasceu por mim e por você. Nasceu por desígnio de Deus, para nos mostrar um caminho mais excelente, o caminho da graça, o caminho do amor, o caminho da restauração, o caminho da vida, que é Ele mesmo.

 

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular