Mulheres servindo a Deus e ao próximo
Alguns dos ensinamentos mais práticos da bíblia são: ajudar os necessitados, cuidar daqueles que precisam e acolher os irmãos. Somos chamados a cumprir essas tarefas todos os dias. E, desde as coisas mais simples, como ceder um lugar no ônibus, até grandes mobilizações solidárias, devemos fazer com excelência.
Pensando em desenvolver cada vez mais essa veia de serviço ao semelhante, a Oitava Igreja conta com o Ministério de Mulheres. Segundo Ana Paula Ferreira Câmara, que lidera o grupo, o objetivo é “inserir as mulheres da igreja em atividades pertinentes da própria instituição, que vão promover evangelismo, integração, divulgação da Palavra e do Reino de Deus, e que vão promover atividades que elas possam se sentir úteis dentro e fora da igreja”.
Uma das marcas registradas do grupo é a solidariedade, por isso, o Ministério tem diversas coordenações que cuidam de eventos, projetos e bazares. A coordenação de eventos cuida das programações das mulheres e também está envolvida em todos os eventos realizados pela Oitava, desde jantares até o CPL (Congresso de Pastores e Líderes).
Outro setor do ministério cuida dos projetos artesanais, como o “Arte e amor”, que em parceria com a AWISO, oferece 22 cursos no total, entre bordado, rasteirinha, aplicação em feltro e diversos outros, toda terça-feira, após o Culto Tarde da Esperança, aqui na Oitava. O culto, que é direcionado às mulheres, mas está aberto a toda igreja, sempre traz uma mensagem bíblica, de reflexão. E as inscrições para os cursos acontecem semestralmente.
Ainda existe a coordenação do Enxoval do Bebê, que evangeliza as famílias e distribui enxovais para pessoas carentes. O trabalho com as futuras mamães também é realizado em hospitais públicos de Belo Horizonte, no projeto “Carinho de Mãe”, onde as mulheres, regularmente, visitam os leitos para fazer a doação de sabonetes, hidratantes, shampoos e outros itens básicos de higiene. Esse projeto atende, em sua maioria, pessoas carentes e vindas do interior do Estado.
Há também a Coordenação de Artesanato Avançado, que ministra cursos semanais de artesanato para mães que estão internadas com os seus filhos no Hospital Odilon Behrens.
O Ministério de Mulheres também é responsável pelo Desperta Débora, um ministério que nasceu na Oitava Igreja e hoje corre o mundo levantando mulheres em oração por seus filhos. Duas vezes ao mês, no primeiro sábado e na última segunda-feira, o grupo se reúne para orar na igreja.
De acordo com Ana Paula, todas as atividades do ministério são pensadas para levar a mensagem evangelística: “a gente se preocupa sempre em nutrir as pessoas e essa nutrição vem com a palavra de Deus”.
Ela afirma que o retorno dos trabalhos do grupo é visível e muito positivo. Existem inúmeros casos de pessoas que começaram os cursos por indicação médica, em tratamento de depressão, e hoje contam testemunhos de cura e mudança de vida. Outros casos revelam o aspecto do empreendedorismo, como homens que fizeram o curso de rasteirinha e hoje têm o seu próprio negócio. Além da gratidão das mães alcançadas pelos projetos do enxoval, Carinho de Mãe, e o curso de artesanato no hospital, que levam isso pra vida e transformam em renda para a sua família.
Ana Paula deixa o convite para a participação na organização e nos eventos do ministério e ressalta o intuito dos trabalhos: “a gente quer fazer tudo que for possível para que o Reino de Deus seja, não só expandido, porque o alcance dele a gente nem sabe, mas também que ele seja realmente presente nas famílias da igreja e nas famílias que, por estarem em contato com a Oitava Igreja e com o ministério de mulheres, que elas saibam que Jesus Cristo é Senhor e Salvador de todos nós aqui”.
| Ana Carolina Vitorino |