Missões na Bolívia | LUTANDO PELA IGREJA DE CRISTO

Quando pensamos em perseguição à igreja e censura do evangelho, costumamos lembrar de países muçulmanos, muito distantes. Não pensamos que as nossas nações vizinhas podem enfrentar dificuldades para ouvir falar do amor de Deus, já que no Brasil temos essa liberdade.

Diferente do que, às vezes, imaginamos, um país vizinho ao nosso, a Bolívia, vem enfrentando alguns desafios para pastores e evangelistas. É o que nos conta o missionário Pedro Villarreal, apoiado pela Oitava e pastor em uma igreja local. De férias no Brasil, acompanhando a recuperação do pai, o pastor conversou com a equipe da Oitava Igreja sobre o trabalho desempenhado no país. Leia abaixo a entrevista:

• Conte-nos um pouco sobre sua vida e seu ministério:

Sou boliviano, mas morei no Brasil por mais de 20 anos, vim morar aqui com 10 anos, onde me converti. Aos 19 anos voltei para a Bolívia para encontrar minha mãe. Quando cheguei no meu país, vi jovens totalmente perdidos, precisando ouvir a Palavra de Deus e eu comecei a orar: “Deus, levanta obreiros para que venham aqui na Bolívia”. E eu não sabia que no plano de Deus… estava eu. Eu lutei 10 anos para poder atender o chamado de Deus, até que um dia eu me rendi a Ele. Me casei e 23 dias depois estávamos chegando em La Paz.

• Quais os trabalhos desenvolvidos pelo seu ministério?

Trabalho com a população juvenil em colégios, universidades, nas praças, alcançando os jovens para Cristo. Mentoreio de pastores: Na Bolívia, são pouquíssimas igrejas que têm pastores em tempo integral e um número bastante reduzido deles tiveram a oportunidade de fazer seminário. Durante quatro anos trabalhamos na representação das igrejas diante do Estado. Tratando de parar algumas leis que o atual governo tem feito contra a igreja. Agora mesmo estamos lutando contra a lei da descriminalização do aborto. Plantação de igrejas em regiões rurais da Bolívia, lugares completamente afastados que não tinham a presença de uma igreja evangélica. A gente ia lá, com o grupo de jovens, construíamos um lugar e ele era cedido a qualquer denominação que tivesse um pastor disponível para trabalhar ali.

• Quais os frutos já percebidos?

A etapa que a gente trabalhou com jovens, pela graça de Deus, muitos se converteram e hoje são os líderes da igreja evangélica lá na Bolívia, são pastores, são líderes de missões, são líderes universitários. Dentro do trabalho com os pastores e com plantação de igrejas, é outro milagre de Deus, construímos mais de 20 templos em diferentes partes do país. Podemos ver pastores que não tinham praticamente nenhuma formação, agora eles estão formando outros líderes dentro das congregações deles.

• Quais os desafios enfrentados no país?

Atual governo: eles têm feito leis que vão diretamente contra a igreja evangélica. Há um tempo, eles fizeram um decreto que os pastores deveriam enviar o rascunho de seus sermões para que eles pudessem avaliar se poderia ser falado na igreja. Entramos com um recurso legal e barramos essa lei.

Misticismo religioso: governo transformou tradições, cultos a espíritos em cultura. Está sendo ensinado nos colégios. Crianças estão aprendendo a fazer sacrifícios à deusa da terra. Muitas vezes, o povo evangélico não sabe como enfrentar isso. As crianças enfrentam represálias, tiram notas baixas e podem perder o ano. Temos pensado em uma estratégia totalmente legal para que os pais de família possam falar com os filhos a respeito do que diz a lei na Bolívia, que cada um de nós temos o direito de expressar a nossa religião livremente.

• Qual é o papel da Oitava Igreja em seu ministério?

Quando fizemos o contato com a Oitava, foi um momento vindo de Deus, que Ele tinha reservado para nós. Irmãos como vocês, que têm orado pela gente, intercedido por nós. Temos colhido os frutos lá na Bolívia. Que refrigério traz isso para nossa alma, que segurança, um impulso para não desfalecermos. Além de nos sustentar financeiramente, mas principalmente no tempo de oração que você tem investido, para nós não tem preço.

• Qual é próximo passo para esta obra?

Uma nova etapa, a volta ao campo dentro do campo. Um chamado de Deus. Vamos voltar à área rural, procurando regiões onde não têm a presença da igreja evangélica, construir um local para as pessoas aprenderem mais de Deus.

Ore por esta obra missionária. E caso tenha o interesse de ajudar neste projeto ou servir em missões, procure o Conselho Missionário. Informações: 3449-8600.