
RELACIONAMENTOS: CONFLITOS E SOLUÇÕES
nov
- Blog
- Nenhum comentário
Ter um relacionamento duradouro nos dias atuais tem sido um desafio para muitos casais. Vivemos em um momento em que as pessoas são imediatistas e muitas vezes egoístas. Transformam o relacionamento em algo descartável. Preferem “trocar” o companheiro à encontrar uma solução para os conflitos. Relacionamentos não são fáceis, sejam eles em âmbito amoroso, familiar ou social. E para viver em paz e feliz nos relacionamento amorosos, entre um homem e uma mulher, é preciso muita dedicação e maturidade.
Seria uma utopia dizer que os homens vivem casamentos sem conflitos. Infelizmente, a rotina e a convivência do dia-a-dia são os desafios da relação que testam o amor e a vontade de ficar juntos. Desafios que as pessoas normalmente não sabem como lidar.
Pastor Neco, durante palestra realizada pela Oitava Igreja Presbiteriana, no dia 17 de novembro, sugere que os casais reflitam sobre suas relações e façam as seguintes perguntas: Quais são as causas dos conflitos? Quais as reações diante dos conflitos? Quais as soluções para os conflitos? Para o reverendo, se ater a esses questionamentos podem ajudar na solução dos conflitos. É comum o casal não fazer essas avaliações, pois o habitual é já querer a solução do problema, sobretudo, para os homens, que não gostam de enfrentá-los. Atitude que pode tornar o problema ainda maior.
Ainda de acordo com o Pastor Neco, existem cinco áreas do relacionamento que são delicadas e que muitas vezes são as causas das divergências entre o casal: as finanças, o sexo, os filhos, a falta de comunicação e os parentes que influenciam.
“Podem ser inúmeras as causas dos conflitos. É comum nos colocarmos em primeiro lugar, antes do cônjuge. Casamos para fazer o outro feliz e não para sermos felizes. A individualidade, o temperamento, um gosta de frio, outro calor, um que ar condicionado, o outro o ventilador, o marido gosta de carne bovina, já a esposa é vegetariana. Pequenas coisas que podem atrapalhar se o casal não tiver maturidade para administrar as diferenças. Isso tudo deveria ser acertado antes do casamento, pois se não, a esposa vai servir bife de soja, e isso não vai funcionar, vai acabar dando briga. São atritos que acontecem, mas, precisam ser acertados”, afirma Neco.
Segundo o palestrante, as reações dos conflitos, às vezes é vista de maneira unilateral o que para um casal é uma morte. A pessoa olha primeiro e reage da sua maneira, fica firme em sua visão e enquanto não ganhar a taça não abre mão, e o outro evita brigar, mas não resolve a coisa, ignora o problema, foge do problema, e isso é o que é mais fácil, porém o mais trágico, finge que não ouve ou não vê, e o que funciona é a “nossa maneira”, ou seja, a forma que é mais tranquila para ambos e não “a sua ou a minha forma”. As reações devem ser decidida a dois, até chegarem em um consenso. “São as coisas pequenas que acabam em divorcio. Não é porque aconteceu uma coisa grandiosa e sim porque as coisas pequenas vão se acumulando e chega ao ponto da separação. É preciso que os dois trabalhem para segurar o casamento”, enfatiza o pastor.
O reverendo sugere maturidade e uma boa comunição entre os casais, mas a principal solução para os conflitos é, em suas palavras, sem dúvida, ter Jesus Cristo como modelo, e pede aos casais que façam a seguinte pergunta antes de tomarem qualquer atitude: “Jesus faria isso se estivesse no meu lugar?”. Segundo o pastor, quando deixamos de buscar a Deus e agimos por nós mesmos, as consequências são grandes. É comum nos intitularmos como autossuficiente e é daí que vem a queda. “Fale com Deus sobre o conflito, chame Deus para a união de vocês, as vezes, esperamos soluções de terceiros e nos aconselhamos com pessoas erradas que em alguns casos podem estar na mesma situação ou pior. Dão a receita errada nos atrapalhando a buscar e ouvir Deus. Não buscamos resposta de Deus e, sim, de homens. Deixamos de ouvir o que Deus tem para falar, para ouvir do próximo”, disse Neco.
“Ficamos contabilizando as coisas: Eu fiz isso, você não fez aquilo. Chamamos isso de miséria. Temos que contribuir 100% em um casamento. Quando nos adoecemos, somos cuidados 100%, por isso, cada um tem que dar o seu 100%. Casamento é amar, compartilhar, é viverem a dois. As coisas não estão bem? Convoque o conselho de segurança. E quem é o conselho de segurança? São vocês dois, fiquem de frente e resolvam o problema, enfrentem o problema. Mulher deve ser tratada como a parte mais frágil, e isso é um mandamento bíblico. Se tiver problema com o cônjuge, ajude e tome a iniciativa de resolver. Não ataque seu cônjuge, ataque o problema. Pense no outro, pense no seu cônjuge em primeiro lugar, e ore pelo seu cônjuge. O segredo de um casamento feliz não é encontrar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa”, conclui Neco Simões.
No final da palestra, pastor Neco citou algumas sugestões do conselho de segurança:
* escolha a ora certa de conversar e consertar as coisas
* escolha o lugar certo
* nunca converse de problema na cama
* ore antes de conversar com o conjunge e peça sabedoria
* não se justifique e nem acuse
* estabeleça regras
* não faça comparações
* não condene seu cônjuge, “você sempre faz isso”
* não imponha sua vontade
* não ameace seu cônjuge
* não ridicularize seu cônjuge
* não interrompa seu cônjuge
* não desvie do assunto, “focalize no problema”
Pastor Neco Simões é presidente e fundador do Ministério Impacto. Foi salvo por Cristo juntamente com sua família quando tinha 21 anos de idade. Depois de seu preparo Teológico e de sua ordenação ao ministério ele se dedicou apaixonadamente à evangelização, trabalhando com várias organizações internacionais. Fundou e dirigiu a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo e o Clube 700. É pastor da Igreja do Nazareno e membro, juntamente com sua esposa Priscila, da Academia Paulista Evangélica de Letras (APEL).
Hoje, o Pastor Neco e a Priscila ministram seminários para família em igrejas, hotéis, convenções e retiros. Seu ministério tem alcançado países como, Estados Unidos, Porto Rico e Itália. Nico e Priscila são autores de vários livros como: FAMÍLIAS FEITA PARA VENCER, CRISE NO CASAMENTO COMO EVITÁ-LAS, PAIS E FILHOS, QUEREMOS ACERTAR ENTRE OUTROS.
https://oitavaigreja.com.br/blog/videos/palestra-ministerio-de-familia-20h-10112014/