Menu

Blog

HOMENS QUE INFLUENCIARAM GERAÇÕES

13
jul
  • Blog
  • Nenhum comentário

UMA REFLEXÃO NO MÊS QUE CELEBRA “O DIA DO HOMEM” (15/07)

Grandes homens na Bíblia são abundantes em todas as suas páginas. A Bíblia tem histórias de heróis, profetas, pregadores e reis militares que seguiram a Deus e nos deixaram bons exemplos a seguir. Neste artigo descreverei a história de alguns homens que influenciaram gerações.

PAULO – EVANGELISTA E APÓSTOLO

Quem passou por mais dor e sofrimento nesta vida por amor a Cristo do que o apóstolo Paulo? Não consigo pensar em ninguém que tenha sofrido tanto por causa de Jesus do que Paulo. “Ouça” o que ele suportou em 2 Coríntios 11.23-28. Paulo foi espancado, aprisionado, açoitado, apedrejado, naufragado, passou fome, sede, sofreu fadigas, foi exposto ao frio, enfrentou ameaças de salteadores, gentios e de seus próprios irmãos (os judeus). Isso tudo porque Paulo “não se envergonhou do evangelho” (Rm 1.16). Isso faz dele um dos maiores homens da Bíblia.

JOÃO BATISTA

Jesus disse sobre João que entre os homens nascidos de mulheres não havia ninguém maior que ele (Mt 11.11). Este foi “aquele sobre quem está escrito: ’Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’” (Mt 11.10). João não tinha medo de ser politicamente incorreto e, aparentemente, ele não foi enviado para fazer amigos e influenciar pessoas, mas falar a verdade e preparar o caminho para Jesus Cristo. Imagine-o chamando as multidões para virem e serem batizadas por ele (Lc 3.7). “Raça de víboras”. Isso exigiu muita coragem. João até mesmo disse ao rei Herodes que “não é lícito que você possua a esposa de seu irmão” (Mc 6.18b) e acabou perdendo a cabeça por isso, portanto João Batista está entre aqueles que considero um dos maiores homens da Bíblia.

ABRAÃO, O FIEL

Quem foi mais fiel que Abraão? Ele estava disposto a sacrificar seu próprio filho em obediência a Deus. Ele também deixou sua cidade natal em Ur, bem como sua família, seus amigos, sua segurança e tudo o que ele possuía para ir a um lugar que ele nunca tinha visto. Ele estava disposto a fazer isso como um ato de fé e obediência. É por isso que Abraão está no Salão da Fé em Hebreus 11. Nossa fé é tão forte quanto o objeto de nossa fé, que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

MOISÉS, O MANSO

Diz-se de Moisés que ele foi o homem mais manso e humilde na face da terra (Nm 12.3), mas isso não significa que ele era fraco. A mansidão não é fraqueza, mas a força sob controle, porque “Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei” (Hb 11.23). Imagine que você é o próximo na fila para se sentar no trono do Egito, a nação mais poderosa da face da terra naquela época. Ele desistiu de tudo isso, disposto a “ser maltratado com o povo de Deus do que desfrutar dos prazeres passageiros do pecado”. Ele “suportou tudo porque via aquele que é invisível”. Estamos dispostos a ser maltratados, a abandonar os “prazeres fugazes do pecado”, por uma recompensa futura? Essa é uma pergunta que eu me faço.

JÓ, O JUSTO

Tantas são as pessoas que têm abandonado as fileiras simplesmente porque as coisas não estão indo bem para elas. Deus nunca nos promete felicidade nesta vida e Jó é o exemplo cabal disso. Jó sofreu tanto e mesmo assim conseguiu dizer: “embora ele me mate, ainda assim esperarei nele…” (Jó 13.15). Imagine perder todos os seus filhos, todos os seus bens, tudo o que você tem e depois ainda dizer “o Senhor deu, o Senhor levou, bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21)? O sofrimento nem sempre é atribuído à injustiça, e a lição de vida de Jó nos mostra que até mesmo os justos sofrem. Quem você incluiria nessa lista de grandes homens da Bíblia? Você incluiria o apóstolo Pedro, Barnabé, João, Estêvão ou outra pessoa? Como o autor de Hebreus escreve “o que mais direi?” Não tenho tempo para contar sobre tantos outros homens que influenciaram e que continuam influenciando gerações. Que possamos imitá-los no dia a dia.

Pr. Roberto Santos · Pastor Auxiliar