
Fortalecendo o seu relacionamento
jan
- Blog
- Nenhum comentário
Quando olho para minha vida, percebo que, depois da conversão, casar foi a melhor coisa que me aconteceu. A conversão mudou o meu coração e a minha forma de ver a vida, dando-me uma perspectiva da eternidade. O casamento mudou a minha concepção de vida em família. Apesar de o casamento dos meus pais não ter sido um bom modelo para me inspirar, foi a partir dele que comecei a construir a ideia do que evitar em um relacionamento vindouro. O casamento nos molda e nos muda à medida que exploramos nossas qualidades e revelamos nossos defeitos, auxiliando-nos a crescer, uma vez que nos mostra o que precisa ser aprimorado. Mas é no casamento que sou, em primeira instância, reconhecido, valorizado, estimulado e aceito, o que me faz um tremendo bem! O casamento é o local onde posso continuar tentando, testando, aprendendo e praticando.
Se não fosse a conversão, eu não teria extraído tanto coisa boa do meu relacionamento com minha esposa. Já tivemos momentos difíceis, especialmente no início, mas o Evangelho, a presença de Cristo em nossos corações, foi o diferencial que possibilitou que vencêssemos várias lutas.
A despeito dos modelos herdados, todo casal, ao casar, deseja estabilidade e felicidade. Porém, a dura realidade é que não basta desejá-las para que essas dádivas venham, é preciso orar clamando o auxílio de Cristo e trabalhar como uma equipe para que o casal alcance essas coisas.
Existem algumas maneiras de melhorar a qualidade de seu relacionamento com seu cônjuge:
PRIORIZE O SEU CASAMENTO
Uma grande parcela dos casais felizes aprenderam a fazer a maioria das decisões em conjunto. Chegar ao “nós” parece ser uma alvo para os recém-casados: eles planejaram o casamento juntos, ficaram noivos juntos na frente dos amigos e familiares, casaram-se no cartório e receberam uma certidão de casamentos juntos. Entraram na igreja juntos e viajaram juntos. No entanto, é preciso esforço para que a unidade seja mantida ao longo dos anos de relacionamento.
Vemos vários maridos e esposas que nunca priorizaram seu relacionamento depois da cerimônia. Eles continuam presos em suas famílias de origem priorizando irmãos e pais em detrimento ao cônjuge. Você precisa ser capaz de dizer “minha esposa vem em primeiro lugar”. Sim, você ama e respeita seus pais, honra e sai com os seus amigos, mas o seu casamento vem em primeiro lugar.
Se você colocar essas recomendações em prática, estará se preparando para os dias difíceis (que certamente virão).
CRIE RITUAIS NO CASAMENTO
Estudos (*) apontam que casais que realizam atividades em conjunto têm casamentos mais satisfatórios e menor probabilidade de se divorciarem. Realizar atividades em companhia do cônjuge ajuda a estreitar o relacionamento, conhecer melhor o outro. Casais que realizam atividades juntos ampliam o leque de assuntos para dialogarem. Aqueles que dividem tarefas como a faxina da casa, têm vida sexual mais ativa.
(*)www.journals.sagepub.com/home/jfi
CONVERSE ABERTAMENTE
A comunicação é o principal indicador de saúde em um relacionamento. Um casal que não conversa é um casal que tem sérios problemas. É somente por meio de um diálogo aberto e transparente que dizemos como nos sentimos e sabemos como o outro se sente.
SUPREENDA O SEU CÔNJUGE
Existe coisa melhor que receber uma surpresa? Receber uma demonstração de que somos amados? E o melhor de tudo é que isso não precisa custar caro e até mesmo pode sair de graça. O que o seu cônjuge gosta de ouvir, ler, assistir, comer? Sempre que possível, faça uma surpresa. As surpresas renovam os ares e estreitam os laços do relacionamento. Seja criativo(a) e tente hoje mesmo surpreender a pessoa que você ama e que te ama.
CENTRALIZE DEUS EM SUA VIDA
Comecei este artigo afirmando que se não fosse Cristo em minha vida eu não teria chegado onde cheguei. A Bíblia é clara ao afirmar que não avançaremos muito sem a direção de Deus, “sem mim, nada podeis fazer.” (João 15.5).
Ao mesmo tempo, encontramos promessas que afirmam que com Cristo, poderemos ir além. Para fortalecer o seu casamento, a despeito da atitude do seu cônjuge, você precisa desenvolver um relacionamento com Deus. Pessoas que se relacionam com Deus têm maior probabilidade de reagirem melhor aos desafios da vida, perdoam com mais facilidade, demonstram o amor de forma mais criativa e são mais esperançosas.
Com a ajuda de Deus o seu casamento pode ser fortalecido. Portanto, invista em seu relacionamento.
Pr. Roberto T. Santos
Pastor Auxiliar
Casado há 30 anos com Shirley Santos
Pai de Lucas e Felipe Santos