Menu

Blog

COMO DESENVOLVER UMA RELAÇÃO HARMONIOSA COM OS SOGROS

08
maio
  • Blog
  • Nenhum comentário

Não sei o que é conviver com um sogro, pois quando conheci minha esposa seu pai já havia falecido, mas tenho a grata satisfação de conviver há 38 anos com uma sogra. Ela tem sido uma bênção para mim e acredito que para todos os outros genros também. Minha sogra nos ajudou de várias maneiras e, em especial, com os nossos dois filhos. Lembro-me ter tido apenas um enfrentamento com ela.

Há três anos, eu e minha esposa alcançamos o status de sogros. Ainda não sabemos se estamos correspondendo às expectativas da nossa nora, mas temos nos esforçado. Neste lugar, temos aprendido a compreender as suas necessidades e a desempenhar o papel de sogros.

Mas, é claro que nem todo relacionamento com sogros é harmonioso, caso contrário não haveriam tantas piadas a respeito deles.

A relação genros e sogros pode ser harmoniosa se ambos trabalharem nesta direção. Tanto os sogros quanto os genros têm a sua parcela de responsabilidade na construção dessa harmonia. Caberá a ambos compreenderem o seu papel nesta relação. Quando os genros se relacionam harmoniosamente com os seus sogros, todos ganham – o cônjuge, os filhos, os tios, etc.

Para você que vai casar, ou que já casou, aqui estão algumas ideias para construir uma relação harmoniosa com os seus sogros:

  • Evite a conversa negativa. Mostre respeito pelos seus sogros, mesmo quando não estiverem presentes. Evite a tentação de participar de conversas que denigrem os seus sogros. Realce os pontos positivos em seus comportamentos e atitudes e compartilhe-os entre os seus familiares.
  • Mostre gratidão. Quando os seus sogros fizerem algo de bom para você, sua esposa ou seus filhos, faça-os saber que você está grato e contente. Retribua a ação dos seus sogros por meio de um telefonema ou um presente.
  • Mantenha o controle, não importa o que aconteça. Alguns sogros podem ser realmente difíceis. Já ouvi dezenas de histórias de brigas entre noras e sogras. Minha mãe, por exemplo, às vezes, acho que é sem querer, fala algumas coisas que me ofendem, imagina o efeito dessas palavras em minha esposa. Felizmente, ela releva aquilo que pode ofendê-la.
  • Não tolere abuso. Se um sogro ou sogra se envolver em abuso físico ou emocional, reconheça que você tem a obrigação de proteger seu cônjuge e filhos. Se o problema for sério, você precisa estar preparado para cortar o relacionamento em nome da proteção pessoal e familiar.
  • Lide com os conselhos, mas não permita a invasão. Por serem mais experientes, os sogros, em sua maioria, têm uma bagagem que pode lhe auxiliar. Mas quando eles começarem a ditar o que você deve fazer, ou quando começarem a questionar como você se relaciona com o seu cônjuge ou como você cria os seus filhos, converse com o seu cônjuge e levante as trincheiras. Informe para os seus sogros aquilo que lhe ofende e diga-lhes claramente que você não permitirá que eles invadam a sua vida e família.
  • Visite os seus sogros. Mesmo que você não ache interessante, será proveitoso para o seu cônjuge e, em especial para os seus filhos, você visitar os seus sogros e pais.
  • Ajude os seus sogros. A despeito do mal que os seus sogros lhe fizeram, lembre-se que eles lhe propiciaram algo maravilhoso – seu cônjuge. Sem os seus sogros você não teria casado com esta pessoa que está ao seu lado. Portanto, quando os seus sogros necessitarem, ajude-os. Ajude-os naquilo que eles precisarem. Lembre-se que caberá aos filhos cuidar dos seus pais na velhice.

Nunca devemos permitir que os cuidados do mundo ofusquem as coisas mais importantes – servir a Deus por meio do serviço às pessoas, especialmente as das nossas próprias famílias. A Bíblia diz: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6.2-3).

Pr. Roberto Santos

Pastor Auxiliar