Menu

Blog

AÇÃO E REAÇÃO

08
jan
  • Blog
  • Nenhum comentário

Ação e reação é um princípio básico da física. Talvez você se lembre de ter estudado as três leis de Newton. Pois bem, ação e reação é a terceira. “A toda ação há sempre uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.”

A Terra exerce uma atração em todos os corpos que estão em sua superfície (ou próximo à sua superfície), assim como os corpos atraem a Terra para si com a mesma intensidade e sentido oposto. Tem um ditado que diz: “Gentileza gera gentileza” e isso se aplica a todas as áreas da vida.

A Bíblia diz que “tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6.7). Enquanto Paulo incentivou os cristãos a compartilhar e fazer o bem, ele os lembra do princípio da semeadura e da colheita, da ação e reação. Se o passado nos ensinou alguma coisa é que toda causa traz o seu efeito, e cada ação tem uma reação. Olhemos para a jardinagem como um exemplo: Se plantamos um abacateiro vamos colher abacates, se semeamos joio, colhemos ervas daninhas. O mesmo acontece em nossas vidas: o bom vai produzir boas coisas e o mau leva à maldade.

Já ouvi de alguns maridos queixando do comportamento que recebem de suas esposas. Também ouvi algumas esposas reclamando do comportamento que recebem dos seus maridos. O mesmo aconteceu com pais reclamando do comportamento de seus filhos e de filhos reclamando do comportamento de seus pais. Mas por que as pessoas agem assim? Por que reagimos contrário às expectativas do outro? Qual a causa de tal comportamento?

Vale salientar que não deveríamos viver apenas para corresponder às expectativas das pessoas que convivem conosco, pois se isso ocorrer, o relacionamento estará fadado ao fracasso, pois ambas não serão livres, mas dependentes emocionalmente uma da outra. Alguns fatores podem ser indicativos de dependência emocional. Um deles pode ser a sensação de não conseguir ou não merecer, por exemplo, tomar decisão sem ter alguém para lhe dar dicas, achar que não merece uma oportunidade, não ir ao médico sem acompanhante, não vestir uma roupa sem questionar se sua amiga usaria a mesma coisa, considerar que qualquer objeto de luxo jamais lhe ficaria bem, necessitar da aprovação do cônjuge quanto ao corte de cabelo, etc. Uma pessoa dependente não vive quando encontra-se só, não se ama, pois elegeu o outro como o seu oxigênio, logo, quando o outro falha, ela morre. Mesmo que não tenhamos que viver em função do outro, também não precisamos ser grosseiros e indelicados, especialmente tratando-se de nossos familiares.

Todos nós possuímos um estoque de hábitos, uns positivos e outros negativos. Metaforicamente falando, possuímos duas bags: uma com sementes boas e a outra com sementes ruins; e a todo instante temos que escolher em qual bag enfiar a mão para tirar as sementes que vamos semear.

Quanto mais hábitos positivos você desenvolver, mais você verá seus hábitos negativos desaparecer. Quanto mais você sair para servir outras pessoas, menos egoísta será. Quanto mais você se concentrar em pensamentos positivos, menos tempo você terá para ser autocrítico. Quanto mais você definir metas diárias para trabalhar, menos você irá procrastinar ou perder tempo. Quanto mais gentil você for com seu cônjuge, melhor será o seu casamento.

Quando você faz progresso positivo em sua vida, você também estará deixando para trás hábitos negativos.

O outro lado do parágrafo acima é que o oposto também é verdadeiro. Se aumentarmos nossos hábitos negativos ou autodestrutivos (ação), diminuímos o número de hábitos positivos de sucesso que realizamos (reação igual e oposta).

Se você espera que as pessoas tenham uma reação amável, então você precisa ter uma ação amável. Se espera que tenham uma reação positiva, então tenha uma ação positiva. Se anseia que o seu o cônjuge tenha uma reação agradável com você, então é fundamental que você seja agradável com ele.

Ação e reação é o tema do Congresso Fortalecimento da Família 2018. Na ocasião você será levado(a) a refletir sobre os impactos positivos e negativos das suas ações no seu casamento e como, apesar da ação do seu cônjuge, ter uma reação pró-ativa. Você compreenderá também o por quê de você agir de certas maneiras e como produzir ações positivas em cônjuge e filhos.

Eu e a minha esposa participaremos e gostaríamos de te encontrar lá para dividirmos experiências. Você pode fazer sua inscrição no site da Oitava Igreja: www.oitavaigreja.org.br.

Pr. Roberto Santos

Pastor do Ministério de Família