Menu

Blog

A IMPORTÂNCIA DO PAI

21
jul
  • Blog
  • Nenhum comentário

O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” – Provérbios 20:7

O homem foi feito por Deus e assim Deus tem autoridade sobre o homem. A mulher foi formada do homem e ele tem autoridade sobre ela. As crianças vêm dos pais e assim os pais têm autoridade sobre os filhos. No jardim do Éden, depois do pecado, Deus chamou Adão e não Eva para explicar o que tinha acontecido. Deus falou com Adão como cabeça do lar e responsável pelas ações do lar. (Gn 3.9). Foi Adão que respondeu pelas ações da família como o responsável do lar. (Gn 3.10-12). Adão não procurou essa posição, como nenhum homem a procura, mas foi desde o princípio, conforme o propósito dAquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade. (Ef 1:11; I Cor 4:7).

Entretanto, não tem sido assim nos nossos dias. Hoje, o que se vê nas famílias é um homem ausente, fraco, omisso e desrespeitado. Não pretendo levantar as causas que levaram esses homens a ocuparem esse lugar, mas sim, resgatar a importância do homem  na família.

Em 1960, apenas 10% das crianças foram criadas sem pai em casa. Hoje em dia, são 40%. Há muitas razões por traz dessa estatística preocupante. A violência e o abandono do lar por parte dos homens continua a crescer. Há também aqueles casos de mulheres que não querem criar seus filhos com o marido, então optam por ficar sozinhas. O número de mães solteiras não para de crescer e, a cada ano, mais novas.  Apesar da tendência, estudos têm demonstrado que a presença do pai é fundamento para a formação e o sucesso de uma  criança. Abaixo eu listo alguns estudos que provam o quanto pais influenciam a vida de seus filhos.

CRIANÇAS COM PAIS SÃO MENOS PROPENSAS A VIVEREM NA POBREZA

As estatísticas sugerem que as crianças em lares de pais ausentes são mais susceptíveis à pobreza. De acordo com o US Cesus Bureau, 44% das crianças em famílias onde havia apenas a presença da mãe, viviam na pobreza em comparação com 12% das crianças que viviam em famílias encabeçadas pelo casal.

CRIANÇAS COM PAIS PRESENTES TEM DESEMPENHO MELHOR NA ESCOLA

Um estudo de 2001, feito pelo Departamento de Educação, mostrou que os estudantes cujos pais eram altamente envolvidos na escola eram 43% mais propensos a receber notas “A”.  Isso era verdade tanto para os lares onde tinham o pai biológico, padrastos e para aqueles que dirigem famílias monoparentais.

Por outro lado, os alunos que vivem em lares com pais ausentes eram duas vezes mais propensos a repetir um ano.

CRIANÇAS SEM PAIS SÃO MAIS PROPENSOS A PASSAR MAIS TEMPO NA PRISÃO

Jovens que cresceram com a ausência do pai tem probabilidade significativamente maior para o encarceramento do que aqueles cujas famílias tem a presença do pai e da mãe.

CRIANÇAS COM PAIS AUSENTES SÃO MENOS PROPENSAS A ABUSAR DE DROGAS E ÁLCOOL

Um relatório publicado no Journal of Marriage and Famíly mostrou que, mesmo após o controle do contexto de comunidade, há significativamente mais uso de drogas entre crianças que vivem em lares de pais ausentes.

CRIANÇAS SEM PAIS SÃO MAIS PROPENSAS A TEREM VIDA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

Um estudo recente mostrou que os pais envolvidos têm o dobro da influência das mães sobre a redução do sexo entre adolescentes. Uma pesquisa realizada nos EUA e na Nova Zelândia descobriu que as crianças sem pais eram duas vezes mais propensas a se envolverem em atividade sexual precocemente e sete vezes propensas a engravidarem na adolescência.

CRIANÇAS SEM PAIS SÃO MAIS PROPENSAS A SEREM OBESAS

Crianças em lares cujo pai é ausente têm um maior risco de se tornarem obesas e sofrerem com as doenças decorrentes do excesso de peso. Mas se os pais estiverem por perto isso não significa que os filhos serão magros. Vários estudos relatam que os pais têm maior impacto no condicionamento físico e peso dos seus filhos.

CRIANÇAS COM PAIS FAZEM MAIS ALGAZARRA (A ALGAZARRA TORNA AS CRIANÇAS MAIS  IMPRESSIONANTES)

Estudos interculturais descobriram que a única coisa que os pais de todo o mundo têm em comum é algazarra com os seus filhos mais do que as mães. E a algazarra, de acordo com a ciência, torna as crianças incríveis. A algazarra torna a criança mais resistente, moral e socialmente.

CRIANÇAS COM PAIS PRESENTES SÃO MAIS PROPENSAS A TER UM VOCABULÁRIO MAIS RICO

Quando se trata de desenvolvimento verbal de uma criança, a crença popular é que a mãe desempenha o papel mais importante, porque as mulheres são naturalmente mais verbais que os homens. Entretanto, como o  escritor Paul Raeburn destaca em seu livro Do Fathers Matter?, os pais tem um papel importantíssimo na fluência verbal sobre os filhos.

CRIANÇAS COM PAIS SÃO MAIS PROPENSAS A SEREM CORAJOSAS E A ENFRENTAREM RISCOS SAUDÁVEIS

Enquanto as mães tendem a se concentrarem na segurança e bem estar dos seus filhos, os pais são mais propensos a incentivar riscos e pensamento independente em seus filhos, o que irá beneficiá-los na fase adulta. Pesquisa demonstrou que os pais incentivam os seus filhos a falar com estranhos, aceitar desafios e a pensar por si mesmos.

CRIANÇAS QUE CONVIVEM COM O SEU PAI TENDEM A IMITAR A FÉ QUE RECEBE

Crianças que veem seus pais cultuando a Deus, tendem a permanecer na mesma fé mais que aquelas que viram apenas a mãe se dirigindo à igreja.

CRIANÇAS COM PAIS GANHAM MUITOS BENEFÍCIOS ADICIONAIS PARA A SAÚDE E FELICIDADE

O The Gran Study, the logest longitudal study ever done on the lives of men, descobriu que o pai de um homem influenciou a sua vida de muitas maneiras a despeito do seu relacionamento com  sua mãe.

O amor dos pais impactam em seus filhos:

. capacidade reforçada para jogar

. mais prazer nas férias

. maior probabilidade de usar o humor como mecanismo de enfrentamento saudável

. melhor ajuste e contentamento após a aposentadoria

. menos ansiedade e menos sintomas físicos e mentais na idade adulta.

Sei que às vezes a paternidade pode ser desanimadora. Você pode pensar que realmente não tem muita influência sobre os seus filhos. Mas isso não é verdade. Seu papel como pai é imensamente importante. Mas não basta está lá, é preciso fazer-se presente, ler para eles, tornar-se exemplo, envolva-se com a escola dos seus filhos. “Apronte” com eles. Incentive-os a assumir riscos. Permaneça em forma. Seja crente e seguidor de Jesus Cristo. Estas pequenas coisas têm um grande retorno sobre o investimento para o bem-estar de seus filhos.

Se você é uma mãe que cuida do seu filho sozinha, o que acabou de ler pode parecer desanimador. Mas ao invés de se entregar e desistir, quero incentivá-la a certificar se os seus filhos estão sendo influenciados por mentores homens – seus tios, irmãos, líderes na igreja, pastores, etc.

Se você é uma mulher que está passando por divórcio, não prive os seus filhos de manterem contato com o pai.

Fonte: www.artofmanliness.com/2015/06/19/the-importance-of-fathers-according-to-science/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+TheArtOfManliness+%28The+Art+of+Manliness%29

 

Pr. Roberto T. Santos