Menu

A Igreja

Pastores

O pastor gente boa Jeremias Pereira da Silva, está na Oitava Igreja desde 1982, e exerce o ministério como pastor titular desde 1988. São mais de 30 anos de historias vividas junto à da amada igreja.

Chamado carinhosamente de Jerê, o pastor atua ativamente na mentoria e treinamento de líderes, através de pregações, por todo o país e pelo exterior, pelas redes sociais, vídeos e mensagens em áudio.

Há mais de 20 anos, pastor Jeremias organiza e lidera o Congresso de Pastores e Líderes – CPL, que é realizado em Belo Horizonte ou na região próxima, sempre na primeira semana de outubro. Além de participar de CPLs regionais.

Ele nasceu em 27 de março de 1955, em Janaúba, no sertão de Minas Gerais. Veio para Belo Horizonte em 1970, período em que percebeu o chamado pastoral. Estudou no Seminário Presbiteriano de Campinas, em 1975, na turma Harold Cook.

Foi casado durante mais de 17 anos com Ana Maria. Juntos, eles tiveram três filhos: Jeremias Júnior, Lucas Davi e Ciro Daniel. Em parceria com o pastor Marcelo Gualberto, o casal fundou o ministério de oração Desperta Débora, que tem por tema “Mães de joelhos, filhos em pé”, projeto que já alcança 45 países. No ano de 2000, Ana faleceu vítima de câncer.

Em 2001, casou-se novamente com Cláudia Maria, que já tinha uma filha: Rúbia Maria. A união trouxe uma nova estabilidade para o pastor e os filhos adolescentes. Mais tarde, pastor Jeremias ganhou mais integrantes para a família: as noras Giselle (Jeremias Jr.), Juliana (Lucas Davi) e Marcela (Ciro Daniel).

Inconfundível pelo seu bom humor, pregações sustança e as camisas floridas, o pastor Jeremias viaja pelo país e pelo mundo com uma palavra iluminadora, bíblica e de encorajamento, avivamento e esperança.

Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus a ponto de nos confiar Ele o evangelho, assim falamos não para que agrademos a homens, e sim, a Deus que prova os corações.

1 Tessalonicenses 2:4

O pastor Bruno de Pinho Tavares Barroso está a frente dos Ministérios Infantil, Juniores e Artes e apoia outras comissões da igreja.  Além disso, integra o “Doutor Palhaço”, que é um ministério de Capelania Hospitalar Infantil e a “Turma do bem”, que atua com Capelania Escolar.

Percebeu o chamado ministerial em 2005, período em que ele já trabalhava na Oitava Igreja, onde chegou no início dos anos 2000. Então, em 2009, ingressou no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Danoel Nicodemos Eller, onde se formou no ano de 2012.

Nascido em Belo Horizonte em 1978, se converteu pouco mais de 20 anos depois, em 1999. O pastor, também formado em Artes Plásticas e pós-graduado em Sociologia, é casado ha oito anos com a Flávia, com quem tem duas filhas, as pequenas Malu e Eva.

O personagem mais inspirador para ele é João Batista, por que, segundo o próprio pastor “entre os filhos de mulher, ninguém apareceu mais do que João Batista”.

A frase que ele destaca como ensinamento para os irmãos é: “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.” (Martinho Lutero)

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.” (Salmo 20.7).

O pastor Eduardo Borges apoia a Oitava Jovem, GCOI e Esporte e Fé. Formou-se em 2004 no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller. Pastoreou durante 10 anos como seminarista, licenciado e pastor titular e há seis anos atua como pastor auxiliar na Oitava Igreja.

Despertou para o seu chamado ministerial em 1999, quando liderava um GCOI – Grupo de Crescimento da Oitava Igreja – em sua casa. Segundo o pastor, ele percebeu que “amava cuidar das pessoas” daquele grupo.

Ele é membro da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte desde 1997. Vindo de uma família que praticava outra religião, foi aqui mesmo na igreja que ele se converteu.

Além do trabalho na igreja, há 15 anos o pastor Eduardo, que é graduado em Administração de Empresas, atua em apoio à casa de recuperação Ministério Jericó, em Santa Luzia.

Casado há 20 anos com Débora Weitzel Borges, ele tem uma filha, a Ana Júlia Weitzel Borges. Uma das suas maiores referências bíblicas é o Rei Davi, porque nele “enxerga as fragilidades que o ser humano enfrenta” e que escreveu salmos que “me inspiram, me consolam, me confortam, me encorajam”, segundo o pastor.

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Josué 1:9

O pastor Eloízio Coelho atua com discipulados, contatos com visitantes, acolhimento, Centésima Ovelha e visitação no Ministério de Integração; com impactos evangelísticos, membresia, AWISO e é responsável pelo Culto de Oração, nas quintas, às 20h.

Com o título de bacharel em teologia, entrou para o Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller em 2010 e formou-se em 2013. Ele atuou como presbítero em outras igrejas por 15 anos, foi obreiro aqui na Oitava Igreja e hoje é pastor auxiliar. 

Além disso, ele tem projetos sociais de evangelização e assistência à mulheres entregues à prostituição, na região da Rua Guaicurus; assistência a viciados em drogas ou álcool em parceria com a AWISO.

Pastor Eloízio nasceu em 1976, na cidade de Goioerê, no Paraná. Se converteu em 1995, e logo percebeu o chamado para o pastoreio, por já estar envolvido com o assunto, já que seria padre antes da conversão. É casado há 17 anos com Marlene, e tem duas filhas, a Dâmaris e a Débora. 

O Reverendo Israel Abreu trabalha na União Presbiteriana de Adolescentes – UPA 2 , Retiro com Deus, Ligue pra Vida e Oitava pelo Mundo. Além disso, atua junto ao Centro Socioeducativo Santa Terezinha, na oficina de móveis de bambu, ofertada pela AWISO.

Formou-se no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller, em 2015. Atou como licenciado em 2016 e foi ordenado pastor da Oitava Igreja no dia 21/12/2016. 

É natural de Itabira, na região central de Minas Gerais. Converteu-se ainda na infância, e na adolescência, aos 16 anos, percebeu o chamado ministerial. O pastor Israel é casado há um ano e ainda não tem filhos. Segundo ele, o personagem que mais te inspira é Daniel, “porque foi um adolescente que mudou um império”.

“Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100:3)

O pastor Iury Guerhardt Ferreira está na Oitava Igreja Presbiteriana desde 2012. Atualmente, ele trabalha com a READ, a Rede de Adolescentes da Oitava Igreja, com o Ministério de Música e Coral, na Comissão de Administração e com a apresentação do programa Cada Dia, exibido pela TV Band.

Formou-se em 2007, no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller. Segundo o pastor, sua conversão foi aos 13 anos, em um acampamento de carnaval. Desde então, ele passou a se dedicar à devoção e à participação na igreja, quando aos 14 anos, “teve a decisão de servir a Deus no ministério pastoral.”

O personagem que mais o inspira é Davi, “por causa da fé dele e de como confiava em Deus. De um menino, veio a ser um Rei! Homem segundo o coração de Deus, rápido para se arrepender. É um personagem bem humano; ele tem dúvidas, angústias, medos, erros, vitórias, alegria, tristeza e assim por diante, mas acima de tudo, buscava refúgio em Deus.”

Nascido em Goiânia, em 22 de dezembro de 1985, o pastor Iury é casado há 10 anos e tem dois filhos: Isaque, com dois anos e meio e Manuela, com um ano.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14.6

O pastor Luís Fernando Nacif Rocha se tornou pastor auxiliar na Oitava em janeiro de 2002, onde segue há quase 15 anos. Atualmente, ele atua na coordenação Geral de GCOIs, na Coordenação do CETRO, em Missões e na Comunicação.

De acordo com o pastor, poucos anos após a conversão, ele percebeu um chamado ministerial e missionário. Então, em 2001 formou-se no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller.

É natural de Viçosa, na Zona da Mata mineira, mas mora em Belo Horizonte desde 1988. Converteu-se a Cristo aos 24 anos, aqui na Oitava Igreja Presbiteriana. Mestre em Engenharia Elétrica, Pastor Luís é casado há 17 anos com Ana Paula, com quem tem dois filhos.

Entre os personagens que inspiram o reverendo, está Josué.

“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.

Isaías 26:3

O pastor Roberto Teixeira Santos, carinhosamente chamado de pastor Beto, atua nos diversos departamentos do Ministério de Família, entre eles o HIG – Homens influenciando Gerações, Noivos, e outros. Além disso, também apoia a Junta Diaconal e Monte Sinai. Formou-se em 1997 e, desde então, segue como pastor na Oitava Igreja,

Ele se converteu na adolescência, aos 15 anos, e percebeu o chamado ministerial sete anos após a conversão. Ingressou no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller, e como seminarista serviu na Congregação da Oitava Igreja Tanque de Betesda no Bairro Aparecida.

Pastor Beto nasceu em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, em uma família de oito irmãos. É casado há quase 30 anos e tem dois filhos. E é justamente sobre o casamento a frase que ele deixa para abençoar e inspirar os irmãos: “Casamento é vida a dois, é vida no altar, é ficar  de joelhos, é levantar, é mutualidade, é investimento, é integridade, é luta e vitória, é riso, é festa, é fé, é Cristo vivendo na gente.”.

Seu personagem bíblico mais inspirador é Timóteo, porque segundo ele, apesar dos desafios da época em que viveu, “fez diferença em sua geração”.

Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Jó 42.2

O Pastor Adelchi Rangel foi ordenado no dia 21/12/2016. Atuou como licenciado na Oitava Igreja Presbiteriana em 2015 e 2016. O reverendo trabalha na Oitava Betim, no Retiro com Deus e Retiro Vida Vitoriosa.

Converteu-se a Cristo em 1997 e desde os primeiros passos na fé percebeu o chamado para o ministério. Se formou no Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemos Eller, em 2014.

Nasceu aqui mesmo em Belo Horizonte, em 1977. É casado há 17 anos, Adelchi tem duas filhas, a Agnes, de 11 anos e a Kézia de 7.

Seu personagem mais inspirador na bíblia é Paulo, por conta de sua “convicção do propósito de Deus em sua vida”.

“Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você.” 1Tm 1.6

Responsável pela Oitava em Nova Lima e na liderança do Ministério de Jovens Adultos, o Licenciado Tiago Torres Melo entra para a equipe pastoral em 2018. Enviado ao Seminário Teológico Reverendo Denoel Nicodemos Eller, serviu a Oitava por cinco anos como seminarista.

Mas sua história na igreja já é de longa data: chegou ainda criança e tem 32 anos de membresia. Participou ativamente de diversos ministérios, entre eles: UPA, Mocidade, Jovens Adultos, Louvor e, mais recentemente, na plantação da Oitava Nova Lima.

Nasceu em um lar cristão e, segundo Tiago, teve o melhor exemplo do amor de Cristo com seus pais, em casa, onde aos cinco anos, entregou sua vida a Jesus em um culto doméstico. Desde a infância, reconheceu um chamado natural para o ministério, pois sempre que alguém lhe perguntava o que queria ser quando crescer, respondia: “Missionário”.

Casado há 2 anos e meio com Isabella Guerra, agora ele alimenta grandes expectativas quanto ao ministério e afirma estar muito feliz com isso: “Ter a oportunidade de ser uma ferramenta hábil nas mãos do nosso Deus é a realização de um sonho… de um grande sonho! Não há gratidão maior do que fazer parte do grande projeto de Deus”.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.15)

Ordenado a Pastor no dia 20 de junho de 2021, Leonardo Lobo Sales, também conhecido como Léo Lobo, atua na Oitava Igreja Presbiteriana de BH em Matozinhos e no JA, ministério dos Jovens Adultos.

Ele está na Oitava há quase duas décadas, tendo já passado pelas áreas do Infantil, Juniores, Louvor, Retiro com Deus, GCOI, READ e até na Oitava Betim, apoiando o Pr. Adelchi Rangel.

Léo é é casado com Jacqueline e os dois têm três filhos: Karoline, Guilherme e David. Seu livro da Bíblia preferido é Tiago e suas maiores referências são Jesus e Davi.

Licenciado desde 31 de dezembro de 2020, Edson Gonçalves (49) é casado com Wanessa Santiago e tem dois filhos, Gabriela e Guilherme. É policial militar aposentado e formou-se no Seminário Teológico Reverendo Denoel Nicodemos Eller, no fim de 2020. Desde 2009, atua nos ministérios Infantil e de Juniores da Oitava Igreja, mas foi na capelania da PM de Minas que ele percebeu seu chamado pastoral e decidiu investir no seu dom.

“É uma alegria muito grande poder servir nesta amada igreja. A Oitava faz parte da história da minha família, da minha história. É uma bênção, uma honra muito grande Deus conceder a oportunidade de eu servir aqui com os irmãos. [Tenho] a consciência de que é preciso muito trabalho, estar aos pés do Senhor, clamar o favor e a graça do Eterno para que a gente tenha um ministério frutífero, produzindo um bom trabalho para o Reino de Deus, amando e servindo a igreja como um pastor precisa fazer”.

Licenciado desde 31 de dezembro de 2020, Milton Fernandes é casado e pai de quatro filhos, dois meninos e duas meninas. Empresário, também formou-se no Seminário Teológico Reverendo Denoel Nicodemos Eller, no fim de 2020.

Está na Oitava desde 2011, onde tem trabalhado no ministério de Integração, discipulado, acolhimento, Retiro com Deus e evangelismo. Ele afirma que, desde sua conversão, percebeu seu chamado pastoral e o desejo de falar sobre o que Cristo fez em sua vida, para que outras pessoas também passassem por essa transformação.

“Eu espero ser um líder que sirva mais, porque o Senhor dos senhores, Jesus Cristo, falou que é melhor servir do que ser servido. [Quero] motivar as pessoas a comunicarem o Evangelho. Quero trabalhar, também, junto com a liderança, a expansão da Oitava Igreja na área metropolitana de BH e no estado de Minas Gerais. Um dos propósitos que um evangelista realmente tem no coração é a expansão do Reino de Deus, expansão do Nome de Jesus, e, logicamente, expansão da igreja local”.