JUNTOS PARA SERVIR

Do lado de fora da igreja, o serviço da Junta Diaconal da Oitava também é relevante e abençoador para as famílias da igreja e de toda comunidade.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens.” (Cl 3.23)

Diáconos em visita aos idosos da igreja.

Não é só dentro das quatro paredes da igreja que os diáconos atuam. Está na constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, denominação da qual a Oitava Igreja faz parte. Também como templos do Espírito Santo, os oficiais eleitos para este cargo – atualmente, 33 – e os colaboradores – 20, atuam nos cultos públicos e fora deles.

Talvez você já saiba, mas uma das tarefas da Junta Diaconal é o apoio e assistência às viúvas e aos necessitados da igreja. Isso ocorre por meio da arrecadação de materiais para doação, pagamento de contas, aluguéis, consultas, medicamentos, exames, próteses, óculos ou fraldas. Eles ainda entregam cestas básicas e outros tipos de alimentos, quando necessário.

O trabalho vai além. Faz parte da rotina da Junta a visita a pessoas enfermas ou que tenham algum tipo de necessidade. Da mesma forma, nos momentos de dor, os diáconos estão presentes para prestar as condolências e atender as necessidades das famílias, já que também é papel deles apoiar em velórios, seja com o envio de coroa de flores, compra de jazigo ou de caixões.

As necessidades surgem de vários lugares. Notificados pelos próprios diáconos, por membros da igreja, por participantes de GCOIs, pastores ou presbíteros, elas são apresentadas em cartas ou nas plenárias da Junta. Em seguida, todas as ações são devidamente discutidas e planejadas na diretoria, que filtra os casos considerados urgentes e toma as devidas providências para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível.

A partir disso, alguns dos diáconos visitam a família que solicitou o apoio e fazem um levantamento socioeconômico. Tudo é relatado nas plenárias do grupo, que busca atender, também, outras necessidades que surgem no caminho. E mesmo se o caso tratado não estiver dentro do alcance da Junta, eles dão a devida orientação para que aquela família procure o órgão ou a instituição necessária para solucionar o problema.

Muitas atividades assistenciais marcam o grupo. E todo esforço é realizado com prazer e gratidão. Um dos atuais colaboradores da Junta, o irmão Hérico Mamede, que serviu por vários anos com diácono, considera que esse tipo de trabalho nada mais é do que a obediência de uma ordenança de Deus, revelando a sua importância: “Demonstrar o amor de Deus cumprindo o mandamento de amarmos uns aos outros, uma ajuda que a Oitava pode oferecer para que os irmãos não se sintam só nas horas de dificuldade”.

O resultado vem na certeza de que Deus é glorificado nessas ações, nos sorrisos expostos pelos que recebem a ajuda e pelo sentimento de dever cumprido, como lembra Hérico Mamede: “É o melhor sentimento possível, pois sentimos que agradamos a Deus”.

Nada disso é por acaso. Essas ações fazem parte de um conjunto de práticas adotadas pela Oitava para que a igreja seja presente na cidade. Segundo o vicepresidente da Junta Diaconal, Marcos Santos, no início do primeiro semestre, o Conselho determina uma verba para este fim, para usar durante todo o ano. Mas os membros também são parte importante desse processo, pois muitas vezes, as doações partem deles, para, aí sim, a Junta fazer a entrega.

É a união de quem ora, quem doa e quem pode servir que faz a diferença na vida de um membro que está abatido, cansado ou passando por dificuldades. Nesse Corpo de Cristo que é a igreja, cada pequena contribuição é somada a milhares de corações em constante intercessão e disposição de fazer o bem ao próximo.

Se você precisa da ajuda da Junta Diaconal, conhece alguém que precisa ou pode contribuir, procure um diácono ou entre em contato com a Oitava Igreja: 3449-8600.