Menu

Estudos e artigos

Jesus voltará em Poder e Glória

Só pode voltar quem já veio.

A primeira vinda do Rei Jesus foi a maior demonstração de amor da história. Nosso Senhor veio como servo para nos ensinar, e para nos salvar. Seu ministério nos orienta a vivermos o evangelho de forma plena, aprendendo o valor do amor, do perdão, do cuidado e somos lançados diante do maior desafio da história… TRANSFORMAR O MUNDO. Sua morte nos revela o seu imenso amor. Amor incalculável, amor incomparável. Jesus vai para a cruz para pagar por algo que Ele não fez, mas que somente Ele podia pagar. Doou Seu sangue. Sangue de Jesus, símbolo de amor e de perdão. Sua ressurreição revela a Sua divindade, o seu poder sobre a morte, sobre o inferno e na Sua ascensão vem uma declaração que ecoa por todos os ÚLTIMOS DIAS: Ele voltará.

“Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem…. e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt 24.30). Com relação à Parousia ou Segunda Vinda de Cristo podemos dizer:

1) DATA DA SEGUNDA VINDA: Não se sabe a data e todas as tentativas do homem em descobrir esta data estão fadadas ao fracasso. Virá como um ladrão e pegará a todos de surpresa. Por isto temos que estar sempre alertas, atentos e preparados para este momento.

2) SERÁ UMA VINDA PESSOAL: “Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o viste subir”. (At. 1.11). Jesus os estava deixando e Jesus voltará.

3) SERÁ UMA VINDA VISÍVEL: Vários textos indicam isto; Mt. 24.30, Mt. 26.64; Mc. 13.26, Lc. 21.27, At. 1.11, Cl. 3.4, Tt. 2.13, Hb. 9.28, Ap 1.7.

4) SERÁ UMA VINDA GLORIOSA E TRIUNFAL: A segunda vinda de Cristo, ainda que pessoal e visível, será muito diferente de Sua primeira vinda. Ele não voltará no corpo de Sua humilhação, mas num corpo glorificado e com vestes reais, Hb. 9.28. As nuvens do céu serão a Sua carruagem, Mt. 24.30, os anjos o seu corpo da guarda, 2 Ts. 1.7, os arcanjos os seus arautos, 1 Ts 4:16, e os anjos de Deus serão o seu glorioso séquito, 1 Ts 3:13; 2 Ts 1:10. Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, triunfante sobre todas as forças do mal, havendo posto todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés, 1 Co 15:25; Ap 19:11-16. (Teologia Sistemática: Louis Berkhof)

Algo único, inigualável, maravilhoso. Cristo voltará no fim do mundo com o propósito de introduzir a era vindoura, o estado eterno das coisas, e o fará inaugurando e completando dois eventos formidáveis, que são a ressurreição dos mortos e o juízo final; (Mt. 13.49; Lc. 9.26; Rm. 2.3-16).

Quando Jesus anuncia a Sua segunda vinda Ele prepara a igreja para algo que é importante, e junto com o aviso do retorno, vem um recado de alerta. Estejam preparados. Saibam que eu voltarei, mas não direi quando, mas estejam preparados. Eu entendo esta mensagem como se Jesus estivesse querendo nos dizer o seguinte: não coloque os seus olhos no futuro, cuide do seu HOJE, faça o que Eu te criei para fazer, faço o que Eu quero que você faça e seja quem Eu desejo que você seja.

A mensagem da Segunda Vinda deve abrir os meus olhos para o presente, para o mundo em que eu vivo, para o período dos ÚLTIMOS DIAS em que estou inserido. Sabemos sobre a segunda vinda apenas o que é preciso saber. Não preciso de especulações e adivinhações. Preciso saber que o meu Senhor veio e voltará. Que voltará em poder e glória em um dia que não sei qual é, e que neste dia os fundamentos da terra serão abalados, meus olhos perceberão, meus ouvidos escutarão e o mundo se transformará. O meu papel até este dia chegar? Viver cheio do Espírito Santo, obedecer todos os mandamentos e estatutos, ser sal da terra, luz do mundo, pedra de passagem e instrumento manuseado pelas mãos de Deus.

Devo aguardar este dia, mas viver o presente. Devo saber sobre este dia, para me encher de esperança. Devo saber deste dia, para não duvidar da vitória. Devo saber deste dia, para escrever hoje minha história.

Pr. Eduardo Borges  |  Pastor auxiliar e responsável pela Mocidade

preduardo@oitava.org.br