Menu

Estudos e artigos

Jesus veio para trazer a verdadeira luz

Quem nunca teve medo de escuro? Possivelmente, você não se assusta com a escuridão proveniente de apagões momentâneos, mas, com certeza, a ideia de passar a vida toda no escuro causa medo em qualquer um.

Sem a luz, não podemos discernir os obstáculos, perigos e limites que existem em nosso caminho. Enxergar é uma grande bênção, mas devemos nos lembrar que nem tudo é visível aos nossos olhos. No caminho da vida, também precisamos de olhos espirituais, pois aquilo que é visto pelos olhos é temporário, mas o que é invisível é eterno (2 Co 4.18).

Foi o próprio Jesus quem disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12). Se queremos andar na luz, discernir o caminho da vida, não cair nas ciladas do diabo e nem nas fraquezas da carne, precisamos ter a luz da vida. A luz da vida é Jesus, como está escrito: “A vida estava nele [Jesus] e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.4,5). Jesus vence as trevas e quem O segue também tem vitória sobre elas.

Quanto à afirmação de Jesus “Eu sou a luz do mundo”, vejamos a luz sob três aspectos:

1) Sua intensidade: Jesus indica que a sua luz é extremamente forte, pois ela é suficiente para iluminar o mundo inteiro, assim como o perdão de Deus que, pelo sacrifício de Jesus, é suficiente para o mundo todo: “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1Jo 2.2). Não há nada tão escuro para Ele, até porque “as trevas e a luz são para Ele a mesma coisa” (Salmo 139.11).

2) Seu caráter divino: A expressão “EU SOU”, utilizada por Jesus, é uma reivindicação clara de sua divindade, pois utilizou a mesma expressão de quando Deus se revelou a Moisés no deserto.  Jesus é o próprio Deus encarnado que promete guiar o seu povo à salvação. Assim, quem rejeita a Cristo, rejeita a Deus.

3) Seu propósito universal: A luz de Cristo não é somente para um povo específico, nem para uma classe social, muito menos apenas para um tipo de gente. A luz de Cristo é para todos, é universal.

Jesus mostrou a sua luz aos judeus, ao pregar às ovelhas perdidas de Israel. Revelou-se como o Cristo à mulher samaritana e depois também ao restante da cidade. Ele atendeu ao pedido de uma mulher grega de Síro-Fenícia. Demonstrou compaixão para com as prostitutas, amou o jovem rico, concedeu um novo começo a Zaqueu, conversou e pregou a um religioso chamado Nicodemos, curou diversos doentes e libertou muitas pessoas dominadas por Satanás. Jesus sempre fez a sua luz brilhar sobre todos os que estavam à sua volta.

Mas não devemos nos esquecer: somente os que seguem a Jesus não andarão nas trevas, e, mais do que isso, além de terem o caminho iluminado, eles mesmos poderão iluminar, pois em Cristo se tornaram a luz do mundo: “Vós sois a luz do mundo […] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.14,16).

Siga iluminado e iluminando.

Em Cristo,

Pastor Iury Guerhardt

Pastor auxiliar