Menu

Estudos e artigos

Invista no fortalecimento do seu casamento e sua família

“Disse o Senhor: Não é bom que o homem esteja só…”

Deus nos conhece, Ele sabe quais são as nossas verdadeiras necessidades: sermos amados, aceitos e compreendidos. Deus planejou que fossemos moldados em nosso ambiente familiar. A família é um projeto do Senhor, nasceu no coração Dele. É no seio da  família que aprendemos sobre o sentimento de  pertencimento.

É a família, a maior responsável pela nossa formação física, emocional,  moral e espiritual.  É ela quem nos autoriza a uma existência de fato e de verdade.  É fundamental acreditar que temos um lugar reservado no coração dos nossos pais,  temos um nome, um sobrenome,  pertencemos aquela casa, aquela família e aquela comunidade. É na família que recebemos o amor verdadeiro: aceitação de tudo o que somos, física, emocional e espiritual. É na família que treinamos o amor incondicional, que só o Senhor tem para oferecer.

Desprovidos  do sentimento de pertencimento na família, fica muito difícil acreditar que pertencemos  a uma família maior, a família de Deus e a um Reino espiritual. É através da relação amorosa, estabelecida com os pais, que confiaremos que existe um Deus que tem os ouvidos abertos para nos ouvir e um braço estendido para nos abençoar. É através do modelo de um pai amoroso, acessível e sempre presente que entenderemos que o Senhor é o nosso Pastor e é aquele que nos dá tudo quanto precisamos.

No Evangelho de João, no capítulo 2, encontramos o relato do primeiro milagre realizado por Jesus. Ele escolheu uma festa de casamento, a fim de dar início aos seus grandes feitos.

Jesus e a sua família, assim como os seus discípulos foram convidados para aquela festa. Ele poderia ter escolhido um outro  lugar, um outro evento, porém, escolheu um enlace matrimonial.

O casamento inaugura o início de uma relação familiar, e é nesta relação que Jesus deseja estar operando milagres e maravilhas. Maria teve sensibilidade suficiente para perceber que faltava vinho. Ela conhecia Jesus bem de perto, ela sabia que Jesus é Deus, Ele pode fazer existir as coisas que não existem (Romanos 4:17). Maria levou o problema a Jesus, convicta de que Ele daria a solução. Ela avisou aos garçons:  __  “Fazei tudo que Ele vos disser “.

Eles obedeceram e o milagre aconteceu. O vinho que era resultado de um  milagre, era muito melhor. Jesus é Deus. Ele pode fazer qualquer coisa. Ele transforma uma família onde tudo é tão ruim, onde não existe amor, unidade, carinho, alegria, paz… Jesus faz existir as coisas que não existem.

O segredo para um casamento feliz é convidar Jesus para o nosso casamento. É fazer tudo que Jesus falou. É assim que o milagre acontece.

De acordo com I Pedro 3.1-22, somos  instruídos a encontrar o nosso lugar no seio familiar e a desempenhar de forma satisfatória os nossos papéis. Como pais, temos que ser pedagogos: aquele que anda bem perto dos filhos, a fim de conhecer o seu temperamento e aplicar o seu conhecimento levando-os  a se entregarem e se comprometerem com o Senhor.

Como esposas, temos que priorizar a conduta honesta e respeitosa, cuidando da beleza que está em  nosso coração, cultivando um espírito calmo e delicado, o que tem muito valor para Deus. Os maridos devem tratar as esposas com todo respeito, considerando a sua fragilidade e sua  sensibilidade. Deus espera, que como família, tenhamos o mesmo modo de pensar e de sentir, que amemos uns aos outros, façamos o bem, procuremos a paz e façamos de tudo para alcança-la.

É fundamental, que como família estejamos sempre prontos para explicar a qualquer pessoa sobre a esperança que temos da vida eterna com o Senhor nos céus.

Temos regras a respeitar e nos garantir que sejamos bem sucedidos, pois só as coisas eternas é que são verdadeiramente importantes. Como família, temos que deixar o pecado que tenazmente nos assedia e correr para o alvo, para o prêmio da soberana vocação que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Aprender a ser responsável e prestar contas pelas próprias ações são duas qualidades fundamentais na vida de um adulto equilibrado.

O desejo de Deus é que sejamos pais que tenham autoridade: aqueles que exercem uma autoridade sadia sobre os filhos. Eles creem que o amor só é possível quando está aliado à disciplina. Eles são amorosos e consistentes na disciplina. O filho sabe exatamente o que esperar. Eles definem os limites e ensinam aos filhos a habilidade de escolher. Isso equivale a dar à criança crédito por ter inteligência e ser capaz de tomar uma decisão, levando a um verdadeiro senso de valor próprio.

Pais com autoridade são amorosos e consistentes na disciplina. Dão liberdade à criança para fazer escolhas apropriadas para sua idade. Dão voz a todos os membros da família. Responsabilizam os filhos por suas ações. Deixam a realidade ensinar a criança.

Os pais com autoridade entendem que cada ser humano é um milagre suficiente para ser comparado consigo mesmo e ninguém mais.

Como pais o que podemos fazer pelos nossos filhos?

Não espere perfeição. Ninguém é perfeito. Vocês e seus  filhos cometerão erros.

Use as palavras com sabedoria.

Concentre-se na conexão familiar, não nas atividades, nem nas coisas.

Ame seus  filhos  incondicionalmente.

Certifique-se de que seu lar seja um local de aceitação e pertencimento, e que seus filhos saibam que vocês o consideram competentes. (Leman, 2014)

É fundamental priorizar o tempo que passamos em família, que seja um tempo de verdadeiro sentido, tempo pleno de significado.

Shirley Maria Santos | psicoshirley@gmail.com